REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, No 16 (2023)

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EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

Kaio Grassini das Dores, Adjalbas Silva Junior, Rita de Cássia Andrade da Fonseca, Maurício Rocha Calomeni

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar  a contribuição da Educação Física escolar para o desenvolvimento motor infantil. Como metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de abordagem qualitativa. Foram exploradas fontes como Google Acadêmico, Scielo e Eric, com critérios específicos de inclusão e exclusão para a seleção de artigos. A revisão identificou 6 artigos relevantes que abordam a importância da Educação Física no desenvolvimento motor infantil. Destacam-se contribuições positivas das aulas para aspectos motores, sociais e psicossociais das crianças. É nessa fase que ocorrem as descobertas e viabilidades dos movimentos, daquilo que estão aptos a executar e nesse processo ocorre a aquisição e aprimoramento das habilidades motoras essenciais, como os padrões locomotores, manipulativos e de equilíbrio. A prática regular de atividades físicas e recreativas durante a Educação Infantil promove não apenas o desenvolvimento motor, mas também impacta positivamente na vida das crianças, contribuindo para uma existência mais saudável e produtiva. Na infância as crianças passam boa parte do tempo na escola, sendo as experiências motoras vividas nesse período essenciais para o seu desenvolvimento. Para tanto, as atividades têm que ser bem elaboradas, de forma lúdica, proporcionando alegria, explorações, instigações, autoconhecimento e convivência com as pessoas ao seu redor. O desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais desempenha um papel crucial na busca da excelência em diversos esportes, jogos e danças culturais. Essas habilidades são os alicerces essenciais para movimentos eficientes e efetivos, proporcionando às crianças maneiras de explorar seu ambiente e adquirir conhecimento sobre o mundo ao seu redor. Os resultados e discussões enfatizaram que a Educação Física desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral infantil, influenciando não apenas no desenvolvimento das habilidades motoras, mas também nos aspectos sociais e psicossociais. Os autores salientam que a Educação Física, por meio de atividades recreativas e jogos, colabora para que as crianças desenvolvam suas habilidades físicas e aprimorem sua percepção sobre o próprio corpo desde cedo. O avanço motor está intrinsecamente relacionado às áreas cognitivas e afetivas das crianças, e a relevância dessa esfera de desenvolvimento não deve ser subestimada em comparação a outras áreas. Destaca-se nesse contexto, que o professor deve compreender as fases do desenvolvimento motor da criança para intervir de maneira eficaz, adaptando conteúdos e métodos à realidade específica do meio em questão, proporcionando experiências variadas que favoreçam o desenvolvimento integral dos alunos e consolidando a disciplina como elemento fundamental no contexto educacional. Concluiu-se que a disciplina de Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento motor dos educandos. O aprimoramento das competências motoras contribui de maneira abrangente para a formação do indivíduo. O desenvolvimento motor favorece a participação ativa nas atividades físicas propostas no âmbito educacional, nas práticas cotidianas, propiciando-lhes uma base sólida para o desenvolvimento global.

 

Palavras-chave: Infância; Desenvolvimento motor; Educação Física na escola.