REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, No 16 (2023)

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A IMPORTÂNCIA DO FUTEBOL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Lucas Ribeiro da Costa, Rita de Cássia Andrade da Fonseca, Mauricio Rocha Calomeni

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar o ensino do futebol nas aulas de Educação Física e a importância dessa prática na escola. Como metodologia, foi realizada uma revisão sistemática da literatura de abordagem qualitativa. Foram exploradas fontes como Google Acadêmico, Scielo para analisar essa prática. A revisão bibliográfica identificou 8 artigos relevantes para o tema. O ensino do futebol na escola pode contribuir para o desenvolvimento motor, psíquico e social do aluno. Dentro da escola, o futebol tem grande importância, visto que o professor pode usá-lo como uma ferramenta de trabalho em suas aulas de Educação Física, aplicando assim formas de inclusão e auxiliando o comportamento dos alunos perante um grupo de pessoas de diferentes personalidades, preparando-os para viver em sociedade, aprendendo assim a respeitar regras e ao próximo e combatendo preconceitos e diferenças. Nas aulas de educação física, o futebol é um dos temas mais motivadores para as crianças devido ao rico conteúdo explorado nesta área, criando possibilidades para os professores irem além dos conceitos técnicos e táticos, bem como das questões sociais e culturais. Como conteúdo didático utilizado nas aulas de educação física, a prática do futebol pode ser um componente importante que contribui para a construção de cidadãos, pois utiliza da cultura corporal para introduzir e integrar os alunos para formar cidadãos capazes de perceber esta realidade. Os resultados e discussões enfatizaram que o ensino do futebol nas instituições de ensino, assim como qualquer outro esporte, deve ser pautado por uma estrutura que promova a absorção dos conteúdos oferecidos aos alunos. Tendo a prática atrelada a teoria, com um método de ensino sistemático em seus objetivos, garantindo que a educação física seja bem realizada no processo educativo. As aulas devem ser variadas e estimulantes, sendo planejada antes de sua aplicação. O futebol deve ser tratado nas aulas de educação física como esporte pedagógico que tem subterfúgios para que os educandos não pratiquem apenas por diversão, pois o futebol é enriquecido de componentes didáticos que contribuem na formação do aluno. Como conteúdo das aulas de educação física, deve ser colocado em um contexto mais amplo, abrangendo sua história, evolução, contexto social, político, econômico, elementos, táticas, normas e outros aspectos, pois embora seja um esporte mundialmente conhecido. Foi observado que o futebol está contido nas aulas de educação física, porém sua aplicação esportiva do conteúdo da educação física não é aplicada de forma correta. Infelizmente, a prática de futebol dentro da educação física ou não tem um proposito específico ou é praticada apenas por diversão, sem grandes interferências dos docentes, além da ausência de um plano de ação para aplicação da disciplina e com isso se perde a oportunidade de formar cidadãos autônomos e, conscientes de seus valores e deveres.  Concluiu-se que o professor como intermediador desse conhecimento, deve proporcionar nas aulas de educação física experiências corporais diversificadas, apoiadas no pensamento lúdico, que norteiam a ação do professor para oferecer a seus alunos maior leque de possibilidades dentro de suas aptidões.

Palavras-chave: Futebol; Educação Física na escola; Desenvolvimento.