REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, No 15 (2022)

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A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE

Carlos Eduardo Martins Pinto, Maylon Raimundo Ramos, Wagner Borges dos Santos, Rita de Cássia Andrade da Fonseca, Adriane Nunes de Souza, Fabiana Pereira Ferreira

Resumo


Brincar e jogar são meios de entender o mundo através da interação psicossocial, no qual se espera um método eficaz e racional de aprendizagem que resulte no desenvolvimento psicomotor infantil. São altamente eficaz a aprendizagem adquirida através de intervenções psicomotoras, porém, necessita de relações e interações recíprocas com funcionamento social, conhecimento, motivação, interesse, dedicação e comprometimento, com a prática pedagógica e ensino/aprendizagem do aluno. O desenvolvimento psicomotor vem do geral ao específico. No decorrer do discernimento, a psicomotricidade vem sendo utilizada junto de seus recursos para associar a criança ideias de conceitos, lugares e por fim obter clareza. Se por alguma razão houver resistência em um desses recursos, pode atrapalhar no desenvolvimento da criança. A função da educação infantil psicomotora deve antever a formação de base essencial em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, oferecendo chance para que através de brincadeiras, de exercícios lúdicos, se politize sobre seu corpo. Por meio dessas atividades lúdicas, o aluno amplia suas capacidades claras como modo de ajuste do desempenho psicomotor. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento motor nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e a importância de se trabalhar a psicomotricidade nas aulas de educação física escolar. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão bibliográfica na qual se realizou um levantamento bibliográfico a fim de identificar o universo teórico pesquisado. Posteriormente, foi realizado uma uma pesquisa de campo, na qual foi aplicado o protocolo de bateria de  teste do Manual de Avaliação Motora (EDM) de Rosa Neto (2002) que avaliou as áreas de: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade, buscando identificar elementos básicos da psicomotricidade com  05 alunos com idades entre 7 e 8 anos, todos do gênero masculino cursando o     2º ano do Ensino Fundamental I do CIEP 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro Campos dos Goytacazes no turno da tarde devidamente autorizado pelos pais. Além da aplicação do protocolo foi realizda uma entrevista com o professor para averiguar quais atividades eram realizadas pelas criapças nas aulas de educação física e foi relatado que era preconizado as atividades psicomotoras. Os resultados e discussões enfatizaram que  60% dos alunos se encontraram no nível normal da sua idade motora em relação a idade cronológica e 40% estão no nível superior a normalidade da sua idade motora em relação a sua  idade cronológica. Conclui-se que apesar de uma amostragem pequena, a educação física escolar contribui para o bom desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Psicomotricidade; Desenvolvimento Psicomotor; Ensino Fundamental I.


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