A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR O DESENVOLVIMENTO MOTOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA PSICOMOTRICIDADE
Resumo
Brincar e jogar são meios de entender o mundo através da interação psicossocial, no qual se espera um método eficaz e racional de aprendizagem que resulte no desenvolvimento psicomotor infantil. São altamente eficaz a aprendizagem adquirida através de intervenções psicomotoras, porém, necessita de relações e interações recíprocas com funcionamento social, conhecimento, motivação, interesse, dedicação e comprometimento, com a prática pedagógica e ensino/aprendizagem do aluno. O desenvolvimento psicomotor vem do geral ao específico. No decorrer do discernimento, a psicomotricidade vem sendo utilizada junto de seus recursos para associar a criança ideias de conceitos, lugares e por fim obter clareza. Se por alguma razão houver resistência em um desses recursos, pode atrapalhar no desenvolvimento da criança. A função da educação infantil psicomotora deve antever a formação de base essencial em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, oferecendo chance para que através de brincadeiras, de exercícios lúdicos, se politize sobre seu corpo. Por meio dessas atividades lúdicas, o aluno amplia suas capacidades claras como modo de ajuste do desempenho psicomotor. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo verificar o nível de desenvolvimento motor nos anos iniciais do Ensino Fundamental I e a importância de se trabalhar a psicomotricidade nas aulas de educação física escolar. Como metodologia foi realizado um estudo de revisão bibliográfica na qual se realizou um levantamento bibliográfico a fim de identificar o universo teórico pesquisado. Posteriormente, foi realizado uma uma pesquisa de campo, na qual foi aplicado o protocolo de bateria de teste do Manual de Avaliação Motora (EDM) de Rosa Neto (2002) que avaliou as áreas de: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade, buscando identificar elementos básicos da psicomotricidade com 05 alunos com idades entre 7 e 8 anos, todos do gênero masculino cursando o 2º ano do Ensino Fundamental I do CIEP 144 Professora Carmem Sylvia Carneiro Campos dos Goytacazes no turno da tarde devidamente autorizado pelos pais. Além da aplicação do protocolo foi realizda uma entrevista com o professor para averiguar quais atividades eram realizadas pelas criapças nas aulas de educação física e foi relatado que era preconizado as atividades psicomotoras. Os resultados e discussões enfatizaram que 60% dos alunos se encontraram no nível normal da sua idade motora em relação a idade cronológica e 40% estão no nível superior a normalidade da sua idade motora em relação a sua idade cronológica. Conclui-se que apesar de uma amostragem pequena, a educação física escolar contribui para o bom desenvolvimento psicomotor de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
Palavras-chave: Psicomotricidade; Desenvolvimento Psicomotor; Ensino Fundamental I.
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