REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, Vol. 2, No 6 (2016)

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CAMPANHA: ALIMENTE ESSA IDEIA, DIGA NÃO AO DESPERDÍCIO!

Wander Lopes Pereira, Anderson Peçanha Mota, Fabrício Freire Siqueira, Greys Fernanda Belmiro da Silva Lima, Silvia Raquel de Melo Soares da Silva Alvarenga, Tarciani Leal Ferreira, Cristiane Andrade Maciel Nassif, Viviane Silva Macedo

Resumo


A análise do índice de resto ingesta visa avaliar as quantidades desperdiçadas por motivos como aceitação no cardápio e porcionamento inadequado por parte do comensal, em relação à quantidade de alimentos produzida. Quanto maior o valor deste índice, menor a satisfação do consumidor. Foram coletados dados nos quatro últimos sábados de estágio, dias 30/10/15, 07/11/15, 14/11/15 e 21/11/15, na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do SESC Mineiro, Grussaí. Esta unidade oferece cerca de 600 a 1300 refeições, entre desjejum, almoço e jantar e a pesquisa teve como objetivo conhecer o perfil de desperdício de alimentos pelos seus clientes. Os resultados mostram que o desperdício foi alto para os três primeiros sábado de coleta de resto ingesta no almoço e que o  percentual de sobra, após a intervenção através da campanha de conscientização contra o desperdício, no último sábado de coleta,  apresentou uma diminuição de  33,1% do desperdício. Portanto, conclui-se que é necessário um processo de treinamento dos colaboradores e conscientização dos comensais, por meio de campanhas de combate ao desperdício, para que haja diminuição destes índices.   

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