REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, Vol. 1, No 5 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO E ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL NAS ESCOLAS DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO IMBÉ EM CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ

Wander Lopes Pereira, Sheila Tavares Pereira, Cristiane Andrade Nassif, Viviane Silva Macedo, Grey Fernanda Belmiro da Silva Lima, Marivane Raimundo da Silva, Silvia Raquel de Melo Alvarenga, Rafaella da Silva Bragança, Roberta Mota Siqueira, Raiza Mendes, Raquel Azeredo Cadeira Medeiros

Resumo


Os quilombos fazem parte de uma época triste da história do Brasil. Neste enredo de exclusão, desigualdades e racismo institucionalizado, emergem as comunidades de remanescentes quilombolas, lutando por acesso e políticas inclusivas para suas populações. Este artigo procura relatar as ações sociais e as intervenções na nutrição escolar em comunidades quilombolas, relatar a experiência dos docentes e discentes do curso de Nutrição da Universidade Salgado de Oliveira em Campos dos Goytacazes apresentando questões pertinentes às populações quilombolas e suas dificuldades na defesa de seus direitos de acesso à atenção em saúde. O enfoque foi a orientação nutricional e alimentação saudável, respeitando a influência e cultura afrodescendente local e correlacionando-o com a prevalência de algumas doenças crônico-degenerativas. O trabalho foi realizado durante um mutirão interdisciplinar de saúde na comunidade Quilombola localizada na região do Imbé, estado do Rio de Janeiro. Pode-se perceber que existe nesta comunidade quilombola falta de informação a importância de uma alimentação balanceada. As intervenções preliminares sugerem a necessidade da implantação de estratégias para melhorar a qualidade de vida e reduzir o grau de vulnerabilidade á doenças crônico-degenerativas neta comunidade quilombolas.


Texto Completo: PDF