ANÁLISE DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA MELHOR POSICIONAMENTO DE MERCADO EM UMA EMPRESA DE TELECOMUNICAÇÕES NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES-RJ
Elias Rocha Gonçalves Júnior, Virgínia Siqueira Gonçalves, Túlio Almeida Peixoto, Romeu e Silva Neto
Resumo
Este estudo utilizará a Matriz SWOT como ferramenta estratégica para analisar, mesmo que superficialmente, alguns dos benefícios e das barreiras de se abrir uma prestadora de serviço de internet na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Para esse fim, serão pontuados alguns conceitos relativos à matriz SWOT e suas quatro variáveis e a ferramenta do BSC. Por serem mecanismos que possibilitam analisar o ambiente interno e ambiente externo, proporcionam uma conclusão real da situação e posição da empresa no meio atuante, servindo como base para o planejamento estratégico e gestão da organização.Os objetivos deste trabalho são analisar o ambiente externo e interno, identificar os pontos fortes e fracos, fazer a análise ambiental e determinar ações que serão tomadas para o melhor posicionamento de mercado da prestadora de serviços. Estas análises possuem o intuito de auxiliar na determinação da gestão estratégica da empresa.
Texto Completo: PDF