REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, No 10 (2018)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PSICOLOGIA DOS COMPORTAMENTOS NA ECONOMIA E AS ESTRATÉGIAS DO MERCADO

Jonathan Guedes da Silva Ricardo

Resumo


O presente trabalho tem por desígnio analisar a maneira como os diferentes grupos de consumidores se comportam diante dos cenários da economia, fazendo uma leitura crítica dos hábitos e costumes do coletivo que são constantemente estimulados ao consumo sem limites, em diversos contextos e canais de comunicação. Pretende-se também sondar quais os fatores que mais impactam o processo decisório que envolve a compra ou a não compra de produtos. Neste ponto, destacar-se-á o papel das mídias de massa nesse complexo processo da busca pelo ter. A formulação teórica que aqui se apresenta levará em conta que entre a razão e emoção historicamente conhecidas há um complexo de sentimentos e impulsos que estão intimamente ligados aos aspectos de vidas fortemente influenciadas pelo fator economia. Por outro lado, não se deve deixar de abordar as estratégias do mercado de não só conquistar como também convencer seus públicos-alvos a tornarem-se consumidores ávidos. Refletir-se-á, ainda, como o próprio mercado determina o tipo de cidadão aceitável para o processo produtivo. Este estudo é fruto, principalmente, das experiências empíricas de um cotidiano que é governado pela força do dinheiro e dos bens econômicos, e cuja inquietação autoral foi determinante para construir novas perspectivas sobre o assunto.


Texto Completo: PDF