REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS - UNIVERSO CAMPOS DOS GOYTACAZES, VOL. 2, NO 9 (2017): REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – ANAIS - SEMANA DE EXTENSÃO – JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

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COMPARAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE E AGILIDADE ENTRE CRIANÇAS PRATICANTES DE CAPOEIRA E CRIANÇAS NÃO PRATICANTES

Maitê Barreto de Carvalho, Lilian Maciel Caldas Machado, Mauricio Leonardo de Souza Lemos, Ricardo Botelho Rodrigues da Silva, Rita de Cassia Andrade da Fonseca

Resumo


As crianças passam por um processo de refinamento de habilidades motoras fundamentais, sendo necessário que elas se envolvam em muitas experiências motoras, aumentando o conhecimento do seu corpo e o potencial do movimento. As modalidades que possuem caráter marcial exigem movimentos combinados, executados em todas as direções, como é o caso da capoeira. No Brasil, a capoeira tem se tornado, ao longo das últimas décadas, um importante instrumento de educação, além de uma opção para a prática de atividades físicas. Já tendo sido marginalizada no passado, a capoeira está presente, atualmente, em diferentes classes sociais e nas mais diversas faixas etárias. Estudos demonstram que a capoeira pode contribuir para o desenvolvimento de um perfeito equilíbrio neuromuscular e de ordem psíquica, ajudando no crescimento físico e mental. Sendo assim, pretende-se comparar os níveis de flexibilidade e agilidade em crianças de ambos os sexos, com idade entre 7 e 8 anos, praticantes de capoeira (tempo de prática superior a seis meses) e não praticantes. Serão utilizados dois grupos (PC=praticantes de capoeira; NC=não praticantes de capoeira) com 10 crianças cada. Para avaliação da flexibilidade será empregado o Teste de Sentar e Alcançar com Banco de Wells. Já para avaliação da agilidade será utilizado o Teste de "Shuttle Run" (corrida de ir e vir).

Palavras-chave: Flexibilidade, Crianças, Capoeira.