TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: as redes sociais no ambiente de trabalho
Resumo
Introdução: As organizações dependem cada dia mais do conhecimento para se manterem competitivas nos mercados em que atuam. Informação e conhecimento precisam ser gerenciados para serem registrados, compartilhados e utilizados no desenvolvimento dos produtos e serviços prestados buscando vantagem competitiva em um mundo globalizado. Dando subsídio a esses processos estão as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022). Neste contexto, elas são fundamentais para gerenciar o fluxo de informação e conhecimento nas organizações. Podem ser utilizadas para sustentar os processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento. (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022). Por conseguinte, uso das redes sociais na comunicação e no ambiente de trabalho podem trazer vantagens para a comunicação interna, como maior interação, colaboração, aprendizado e inovação, mas também podem gerar desvantagens, como distração, perda de produtividade, conflitos e exposição indevida da imagem da empresa (LUPINHARES, 2017). É de total sabedoria que qualquer pessoa que queira evoluir na sua empresa precisa saber se comunicar e saber agir tanto dentro o quanto fora dela (ASSUNÇÃO & ALBUQUERQUE, 2011). Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase das redes sociais no ambiente de trabalho. Metodologia: Foi realizado o levantamento bibliométrico científico com palavras chaves definidas pelos autores do estudo, selecionando os artigos a serem referenciados neste trabalho. Gray (2012) ressalta que a revisão bibliográfica é o estudo daquilo que já foi pesquisado e escrito sobre o assunto, bem como, sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa. Discussão dos resultados: o papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvidas, tem despertado novos desafios teóricos. É evidente que as empresas devem estabelecer políticas claras e orientações para o uso adequado das redes sociais no ambiente de trabalho, buscando equilibrar os benefícios e os riscos dessa ferramenta. Discute-se a necessidade de se repensar o conceito de comunicação nas organizações, levando em conta a complexidade e a dinamicidade do ambiente organizacional (LUPINHARES, 2017). Além disto, o papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional deve ser entendida como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa à provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022). Conclusão: Concluímos que as empresas devem estabelecer políticas claras e orientações para o uso adequado das redes sociais no ambiente de trabalho. Além disto, este estudo destacou a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão da informação e do conhecimento nas organizações empresariais, ressaltando seu impacto estratégico, abordando a influência das redes sociais na comunicação interna das empresas, reconhecendo os benefícios e desafios associados a seu uso. Por fim, destacou a evolução da comunicação organizacional, propondo uma abordagem mais dinâmica e estratégica. As conclusões sugerem a necessidade de políticas claras para o uso de TIC e redes sociais, visando equilibrar seus benefícios e desafios, enquanto promovem uma comunicação mais eficaz nas organizações.
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