REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

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TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: as redes sociais no ambiente de trabalho

Calina Santos Machado, Gabriel Mendonça de Paula, Lucas Pereira Oliveira, Gabriely de Almeida Valdiero, Isadora carvalho de Oliveira, Isys Colona Peixoto, Jhennyfer Mary Anemberg de Oliveira de Pinto, laura Martins Amim de Paula, Maria Eduarda Gomes dos Santos, Samira - Brions

Resumo


Introdução: As  organizações  dependem  cada  dia  mais do  conhecimento  para  se  manterem  competitivas  nos mercados  em que  atuam.  Informação  e  conhecimento  precisam  ser  gerenciados  para serem  registrados,  compartilhados  e  utilizados  no  desenvolvimento  dos  produtos  e  serviços  prestados buscando vantagem competitiva em um mundo globalizado. Dando subsídio a esses processos estão as Tecnologias  de  Informação  e  Comunicação  (TIC) (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022). Neste contexto, elas são fundamentais para gerenciar o fluxo de informação e conhecimento nas organizações. Podem ser utilizadas para sustentar os processos de socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento. (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022). Por conseguinte, uso das redes sociais na comunicação e no ambiente de trabalho podem trazer vantagens para a comunicação interna, como maior interação, colaboração, aprendizado e inovação, mas também podem gerar desvantagens, como distração, perda de produtividade, conflitos e exposição indevida da imagem da empresa (LUPINHARES, 2017). É de total sabedoria que qualquer pessoa que queira evoluir na sua empresa precisa saber se comunicar e saber agir tanto dentro o quanto fora dela (ASSUNÇÃO & ALBUQUERQUE, 2011). Objetivo: O presente estudo tem como objetivo analisar o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação com ênfase das redes sociais no ambiente de trabalho. Metodologia: Foi realizado o levantamento bibliométrico científico com palavras chaves definidas pelos autores do estudo, selecionando os artigos a serem referenciados neste trabalho. Gray (2012) ressalta que a revisão bibliográfica é o estudo daquilo que já foi pesquisado e escrito sobre o assunto, bem como, sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa.  Discussão dos resultados: o papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional, sem dúvidas, tem despertado novos desafios teóricos. É evidente que as empresas devem estabelecer políticas claras e orientações para o uso adequado das redes sociais no ambiente de trabalho, buscando equilibrar os benefícios e os riscos dessa ferramenta. Discute-se a necessidade de se repensar o conceito de comunicação nas organizações, levando em conta a complexidade e a dinamicidade do ambiente organizacional (LUPINHARES, 2017). Além disto, o  papel da comunicação e da informação no ambiente organizacional deve ser entendida como um processo estratégico para a ação em uma realidade plural, dinâmica e complexa, que visa à provocação de comportamentos inovadores, criativos e dinâmicos do ponto de vista estratégico e que funciona, de maneira democrática (PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022).  Conclusão: Concluímos que as empresas devem estabelecer políticas claras e orientações para o uso adequado das redes sociais no ambiente de trabalho. Além disto, este estudo destacou a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na gestão da informação e do conhecimento nas organizações empresariais, ressaltando seu impacto estratégico, abordando a influência das redes sociais na comunicação interna das empresas, reconhecendo os benefícios e desafios associados a seu uso. Por fim, destacou a evolução da comunicação organizacional, propondo uma abordagem mais dinâmica e estratégica. As conclusões sugerem a necessidade de políticas claras para o uso de TIC e redes sociais, visando equilibrar seus benefícios e desafios, enquanto promovem uma comunicação mais eficaz nas organizações.


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ISSN 2179-1589

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