REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

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IMPACTOS DA INOVAÇÃO E DO EMPREENDEDORISMO APLICADOS AO AMBIENTE CORPORATIVO

Calina Santos Machado, Pedro Augusto de Oliveira Lima Guazzi, Lillian Maria Weitzel Machado, Mateus Rezende Silva, Gustavo Dias Oliveira, Pedro SIlva Lucas Toledo

Resumo


Introdução: os desafios e oportunidades são explorados em uma variedade de tópicos interconectados em diferentes aspectos da gestão empresarial e social (REGO & BARRETO, 2023). Começando por uma perspectiva inovadora, onde é examinado a importância de alinhamento entre a criatividade com a inovação. Dentro deste contexto se destaca a comunicação corporativa, explorando uma nova abordagem para o marketing social corporativo. A filantropia e a responsabilidade social, propõe um esquema conceitual que oferece uma estrutura mais abrangente para ações sociais empresariais (VIEIRA et al, 2013) . Refletindo a necessidade crescente de empresas em se envolverem em questões sociais de maneira mais profunda e estratégica. Estes conceitos se apresentam atrelados em um cenário atual de crescimento significativo do empreendedorismo inicial (IBGE, 2020), especialmente durante o período pandêmico, com um aumento notável de Microempreendedores Individuais (MEIs) ativos, se destacam as estratégias de gestão (GOBATTI, ALVES, MITALI & ROSA, 2022).  E no discurso ambiental corporativo se encontra a transparência do desempenho de papeis na construção de relações de dominação oferecendo insights para moldura de narrativas ambientais ( OLIVEIRA, ALMEIDA & CARIA, 2023). Objetivos: analisar os impactos da inovação e do empreendedorismo aplicados ao ambiente corporativo. Metodologia: foi realizado a revisão da bibliografia científica com a utilização das palavras- chaves definidas pelos autores do estudo, selecionando os artigos a serem referenciados neste trabalho. Segundo Cruz et al. (2003), a pesquisa bibliográfica pode visar um levantamento de trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema estudado no momento, pode identificar e selecionar métodos e técnicas a serem utilizados, além de fornecer subsídios para redação da introdução e revisão de literatura de projeto ou trabalho. Gray (2012) complementa que a revisão bibliográfica é o estudo daquilo que já foi pesquisado e escrito sobre o assunto, bem como, sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa. Discussão dos resultados: A falta de sincronia entre processos criativos e a implementação de inovações pode limitar o potencial nos ambientes corporativos. Portanto, estratégias organizacionais que promovam a efetivação de ideias criativas são cruciais para expandir o impacto em eventos específicos (REGO & BARRETO, 2023). Conclusão: Foi concluído que esses tópicos, embora diversos em sua natureza, demonstram a complexidade e a interconexão dos desafios e oportunidades enfrentados por organizações em um mundo em constante evolução. Eles oferecem insights valiosos sobre como as empresas podem adaptar suas estratégias para prosperar em ambientes dinâmicos e multifacetados. A inovação tem impacto direto no empreendedorismo, uma vez que interfere na vantagem competitiva.


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ISSN 2179-1589

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