REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

TECNOLOGIAS, GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Calina Santos Machado, Barbara das graças pereira, Camila Coelho Bonsanto, Sergio Pulhiese Netto Justino

Resumo


Introdução: o presente artigo procurou discutir as profundas mudanças na sociedade moderna devido à existência de mercados fortemente competitivos, nos quais a informação e o conhecimento desempenham um papel vital nos processos de produção e gestão, visando aumentar o valor dos produtos e serviços. Esta transformação é impulsionada pelos avanços tecnológicos e sociais, particularmente pela Internet e pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC). As TIC desempenham um papel fundamental ao permitir a rápida geração e partilha de informação, conduzindo a mudanças na forma como as organizações processam os dados, passando dos formatos físicos para os digitais. Neste contexto, elas são fundamentais para gerenciar o fluxo de informação e conhecimento nas organizações(PINTO, MOLINA & PALETTA, 2022).  Além disso, as TIC satisfazem as necessidades de informação das empresas e ajudam a compreender o mercado e a responder às mudanças. Isto requer repensar as relações públicas e as comunicações organizacionais, uma vez que todas as partes interessadas influenciam a forma como uma empresa é vista. Por conseguinte, comunicação organizacional é fundamental para compartilhar ideias, decisões e ações e fortalecer a influência de uma empresa na sociedade. Os avanços na comunicação digital e na tecnologia da informação colocam desafios às empresas que já não têm controlo total sobre a gestão das comunicações internas e externas. Discute-se a necessidade de se repensar o conceito de comunicação nas organizações, levando em conta a complexidade e a dinamicidade do ambiente organizacional (LUPINHARES, 2017). Também foi verificado a efetividade da ferramenta storytelling, (Tomes et al, 2016) no ambiente organizacional. Objetivos: O presente estudo procura falar sobre a importância das tecnologias de informação e comunicação organizacional na gestão da informação e do conhecimento nas empresas. Metodologia: A pesquisa consistiu em uma revisão bibliográfica exploratória e qualitativa, seguida de análise de artigos acadêmicos, livros, teses e dissertações relevantes. Gray (2012) ressalta que a revisão bibliográfica é o estudo daquilo que já foi pesquisado e escrito sobre o assunto, bem como, sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa. Conclusão: As TICs satisfazem as necessidades de informação das empresas e ajudam a compreender o mercado e a responder às mudanças. Isto requer repensar as relações públicas e as comunicações organizacionais, uma vez que todas as partes interessadas influenciam a forma como uma empresa é vista. A comunicação organizacional é fundamental para compartilhar ideias, decisões e ações e fortalecer a influência de uma empresa na sociedade. Ficou concluído que a tecnologias de informação e comunicação tem desempenhado um papel fundamental na gestão da informação e do conhecimento nas organizações. A internet possibilita a geração e compartilhamento de informações de maneira rápida e contínua, se torna um pilar fundamental nas estratégias de comunicação e marketing das empresas, representa um canal poderoso para programação de marcas, opiniões e causas alcançando um público vasto e diversificado.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO