REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA: empreendedorismo e tecnologias sociais

Calina Santos Machado, João Vitor Neves Assis, Luiz Fernando Carvalho De Oliveira Almeida, MArcos Paulo Brites Ambrósio, Marcus Vinícius Santos Lima, Pedro Fonseca Oliveira Araújo

Resumo


Introdução: com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam ter uma comunicação eficiente que transmita uma identidade clara e adequada mensagem para o público. A comunicação corporativa também faz parte da percepção que todo negócio busca ampliar, justamente porque uma comunicação eficaz envolve não apenas a mensagem em si, mas também o meio que a transmite e a entrega (ABELHA, VASCONSELOS & SILVA, 2023). Por conseguinte, entendemos com empreendedor aquele que cria/abre uma nova empresa, sendo proprietário ou principal responsável por ela (FERNANDES et al, 2020) . E dentro do contexto do empreendedorismo, as tecnologias sociais se destacam buscando por soluções de demandas sociais reconhecidas pela sociedade de forma democrática no tocante às decisões, partindo de estratégias elaboradas com o intuito de mobilizar e incentivar a participação da população . O produto desta relação será a produção de novos conhecimentos a partir da prática voltada à sustentabilidade econômica, social e ambiental (ÁSSIMOS et al, 2018). Objetivos: o presente estudo procura construir  reflexões positivas sobre o tema. Metodologia: foi realizado a levantamento bibliográfico científico com palavras chaves definidas pelos autores do estudo, selecionando os artigos a serem referenciados neste trabalho. Gray (2012) complementa que a revisão bibliográfica é o estudo daquilo que já foi pesquisado e escrito sobre o assunto, bem como, sobre o arcabouço teórico que fundamenta a construção da pesquisa. Este trabalho utilizou o método bibliométrico nas bases de dados Spell e Capes com a finalidade de identificar o estado da arte das palavras-chaves. Procurou-se identificar ciclos de maior produção e seleção de artigos para a composição do “núcleo de partida” da pesquisa bibliográfica (COSTA, 2010). Discussão dos resultados: o presente trabalho propõe uma metodologia que se baseia em uma série de recursos tecnológicos incorporadas à comunicação e ao empreendedorismo. Esses eventos impactam na produtividade corporativa e contribuem para que a empresa consiga chegar intuitivamente no objetivo do negócio. Eles podem ser aplicados em todos os setores da economia. Na indústria onde método tem sido o principal meio para soluções de automação. No comércio e varejo em geral, atuando como ferramentas de Field Service, e para as fintechs propondo segurança para lidar com o Big Data. A maioria das tecnologias hoje são simples e indispensáveis  ferramentas do dia a dia. Antecipar-se às tendências e conseguir associá-las às suas necessidades, é essencial para se ter vantagem competitiva no empreendedorismo. Conclusão: durante a construção desse trabalho discutimos sobre a importância do uso das tecnologias de comunicação corporativa no empreendedorismo. Vimos que hoje em dia a tecnologia influencia a comunicação porque faz parte do cotidiano empresarial. No meio corporativo, onde pessoas têm metas em comum, a necessidade de comunicação aumenta consideravelmente. Por este motivo, existe uma tendência acentuada na adoção de tecnologias de informação e comunicação por empreendedores de diversas áreas, principalmente com a aceleração da transformação digital. A comunicação eficaz nos negócios é essencial para o crescimento e a estabilidade de uma organização. Por meio da comunicação corporativa, é possível garantir uma posição eficaz e clara na transmissão de mensagens para todos os públicos. Gestores que são bons comunicadores podem encorajar os funcionários a atingirem objetivos em comum.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO