REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

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LEI LUCAS E OS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM ESCOLAR REFLEXÕES SOBRE AS PRATICAS EDUCATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS

Maria eduarda Marinho Regina, Maria Eduarda Souza Barbosa, Ranielly Dias Leonel de souza, Ethelenny Panteleao Leite almeida, Laercio Deleon De melo, Camila Cristina Gregorio de assis, Francine Banni Felix

Resumo


Introdução: A Lei Nº 13.722/2018 popularmente conhecida como Lei Lucas, propõe que os professores e equipe multiprofissionais sejam obrigatoriamente capacitados no manejo de primeiros socorros, pois acidentes são comuns a todo tempo principalmente com crianças e adolescentes nas redes de educação (1) (MANTOVANI et al, 2023). Diante disto, é essencial orientações e implementações de ações educativas por um profissional para manejo assertivo de intercorrências que possam ocorrer no ambiente escolar, sendo assim o enfermeiro se destaca devido ao seu conhecimento técnico/científico e sua expertise e habilidade em urgência e emergência (2) (MANTOVANI et al, 2023). Objetivo: elencar as necessidades de inserção do enfermeiro nas atividades educativas escolares a respeito dos primeiros socorros em atendimento às recomendações da Lei Lucas. Metodologia: Trata-se de uma revisão reflexiva integrativa da literatura. A busca foi realizada entre os meses de março a setembro de 2023, nas bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline) e; Scientific Electronic Library Online (SciELO). O critério temporal foi de 2019 a 2023. Resultados/Discussão: evidências apontam que a respeito dos conhecimentos e manejo de primeiros socorros, parte da equipe de professores não se sentem aptos para realização do atendimento as ocorrências, dentre eles as faixas etárias de 50 a 60 anos. Além disso, eles reconhecem a importância de manter o enfermeiro no âmbito escolar, a fim de trazer conhecimento e treinamento de habilidades práticas2. Portanto, quando o profissional não possui noções básicas sobre primeiros socorros tal situação acarreta estresse1, insegurança, medo e nervosismo, devido fragilidade da autoconfiança, no qual poderá acarretar sérias complicações no manejo de intercorrências escolares3. Contudo, apesar da relevância, o assunto primeiro socorros ainda é pouco difundido, sendo restrito na maioria das vezes aos profissionais de saúde1.  Sendo assim, é fundamental que haja treinamento para a capacitação das equipes escolares, por meio de simulação in situ, ou simulação clínica. A fim de intensificar os níveis de conhecimento dos funcionários das escolas e gerenciamento de situações de intercorrências3. Conclusão: o ensino de primeiros socorros ocorre por meio da promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos, por intermédio do Programa Saúde na Escola (PSE) e a Lei Lucas. Portanto, o enfermeiro que atua no programa necessita realizar ações educativas para a equipe escolar e alunos para a condução e condutas adequadas mediante a intercorrências.

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ISSN 2179-1589

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