REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 17 (2023)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS DA EDUCAÇÃO 5.0 PARA O DOCENTE QUE SE ENCONTRA NO ADVENTO DO MUNDO 4.0

Sérgio Luiz de Carvalho Junior

Resumo


A Educação 4.0 surgiu da evolução tecnológica e da necessidade de adaptar o ensino às demandas da sociedade atual, usando a tecnologia como ferramenta essencial. A Educação 5.0 evoluiu do conceito anterior, enfatizando habilidades socioemocionais e conexão com o mundo real. O presente estudo tem por objetivo geral apresentar ganhos, possibilidades e resultados obtidos por professores e alunos partir da Educação 4.0 e 5.0 e por objetivo específico fazer uma reflexão crítica acerca desse novo contexto educacional. Para este estudo, a questão central foi definida como: "Qual é o impacto das mudanças na educação 5.0 para os professores que estão na era do mundo 4.0?" Artigos foram selecionados nas bases de dados SciELO e Google Scholar, entre março e abril de 2023, utilizando o operador booleano "AND" nas combinações "Educação 4.0 AND Impactos", "Educação 4.0 AND Educação 5.0 AND diferenças" em português, e "Education 4.0 AND Education 5.0" e "Education 5.0 AND impacts" em inglês. Os objetivos foram alcançados ao concluir que a utilização efetiva da tecnologia na educação depende da capacitação adequada dos professores e dos recursos tecnológicos disponíveis nas instituições de ensino. No contexto educacional brasileiro, é necessário implementar políticas públicas para incentivar a inclusão digital e a formação de professores para o uso da tecnologia na sala de aula. A adoção da Educação 4.0 e 5.0 pode trazer benefícios significativos para a educação brasileira, desde que medidas sejam tomadas para garantir a qualidade do ensino e a equidade.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO