REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 3

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: BARREIRAS E DESVIOS POSSÍVEIS PARA CONTORNÁ-LAS

Nilza de Matos Presto, Luíza Mourão Kelmer, Sara de Oliveira Gomes Barreto

Resumo


A educação inclusiva pressupõe a construção de uma sociedade mais justa, democrática e humana que garanta oportunidades iguais para que cada pessoa possa desenvolver sua autonomia e exercer sua cidadania, assim a inclusão educacional não é um processo que envolve apenas os portadores de necessidades educacionais especiais, mas todas as pessoas comprometidas com a garantia dos direitos humanos e de uma educação baseada nos princípios da igualdade e do respeito à diversidade que promova a emancipação de seus alunos e cidadãos. A inclusão no ensino superior se torna um desafio, visto que a presença de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado, embora as pesquisas e ações no âmbito da inclusão estejam em sua maioria direcionadas para a educação básica, o que torna imperativo o desenvolvimento de ações e pesquisas que visem à inclusão nas universidades, refletindo sobre suas possibilidades e barreiras. O êxito nas propostas de inclusão terá como resultado o aperfeiçoamento da educação beneficiando alunos com e sem deficiência. O objetivo desse trabalho é propiciar reflexões sobre o desafio da educação inclusiva no ensino superior, identificando os principais obstáculos e os avanços já conquistados, além de acompanhar um projeto de inclusão no ensino superior denominado “Aprendendo a Aprender”, cuja parte prática será desenvolvida a partir do segundo semestre de 2016, por alunos do curso de Psicologia, incluindo as pesquisadoras, que irão atender os estudantes da Universidade Salgado de Oliveira/campus Juiz de Fora, trabalhando com estratégias para auxiliar no processo de aprendizagem. Para alcançar os objetivos propostos será realizada a continuidade da revisão de literatura sobre o tema em artigos científicos e livros, além das reflexões a serem desenvolvidas pelas pesquisadoras através das ações iniciais do projeto “Aprendendo a Aprender”, uma iniciativa de inclusão no ensino superior. O sucesso dos alunos portadores de necessidades educacionais especiais no ensino superior depende de ações desenvolvidas pelas instituições, as quais devem assumir o compromisso de incluir a todos garantindo que independente de suas especificidades, cada aluno possa receber o apoio necessário para o desenvolvimento de suas potencialidades. A inclusão, em suas diferentes faces, deve viabilizar a inserção dos indivíduos nos meios sociais. Para isso, é necessário darem-se oportunidades a essas pessoas “excluídas” da sociedade, conscientizando a todos da importância da inclusão

 

 

Palavras-Chave: Inclusão Educacional, Inclusão no Ensino Superior, Educação Inclusiva. 

 

 

 

 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO