REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 3

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PSICOLOGIA ESCOLAR: O DESAFIO DA PRÁTICA PREVENTIVA DIANTE DAS EXPECTATIVAS DISTORCIDAS DA COMUNIDADE ESCOLAR

Nilza de Matos Presto, Karen Cristina Alves Lamas

Resumo


A inserção do psicólogo nas escolas busca contribuir para que o processo educativo se desenvolva de forma eficaz alcançando seus objetivos. No entanto, as definições da identidade do psicólogo escolar são múltiplas e apesar do trabalho do Psicólogo na escola não ser clínico e abranger a instituição como um todo, os educadores ainda demandam um trabalho individualizado. Não obstante, observa-se que o papel do psicólogo escolar tem se modificado ao longo do tempo acompanhando as transformações das demandas educacionais. O presente trabalho tem como objetivo propiciar reflexões sobre o papel do psicólogo na escola e os desafios que esse profissional encontra diante das representações distorcidas que os diferentes atores do contexto escolar construíram a respeito do seu trabalho. A discussão será fundamentada em revisão de literatura realizada em livros e artigos científicos indexados nas bases de dados SciELO e PEPsic, a partir dos textos que versam sobre a história e a prática do psicólogo na escola. Será utilizado também, o relato de uma experiência de estágio supervisionado em Psicologia Escolar. Verificou-se que são muitos os desafios na atuação do psicólogo escolar e, possivelmente, o maior deles é o desconhecimento por parte da comunidade escolar quanto ao papel a ser desempenhado por esse profissional, limitando suas ações ao modelo clínico de atendimento. Essa forma de atuar tende a culpabilizar o aluno, gerando baixa autoestima e discriminação, além de privar os demais estudantes dos benefícios que podem ser produzidos com a inserção dos conhecimentos e práticas advindos da Psicologia. Torna-se necessário que os profissionais reflitam sobre suas responsabilidades, interagindo com todos os funcionários da escola e tendo como foco de seu trabalho a instituição, sem se restringir à queixa em relação aos alunos. Nessa perspectiva, a Psicologia tem muito a oferecer à saúde e ao desenvolvimento de todos os envolvidos no processo educativo. A problematização da atuação do psicólogo escolar e das expectativas dos profissionais da educação em relação a sua prática foi realizada através de um diálogo teoria-prática e possibilitou a compreensão da necessidade de uma redefinição do papel do psicólogo escolar junto aos profissionais da educação, sendo necessária uma maior interação entre ambos para que o trabalho possa ser realizado integrando os diversos saberes, numa equipe multidisciplinar, a fim de garantir educação de qualidade para todos.

 

Palavras-Chave: Psicologia Escolar, Psicologia Educacional, Atuação do Psicólogo.

 

 


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ISSN 2179-1589

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