REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 6

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FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM MATO GROSSO DO SUL: ASPECTOS HISTÓRICOS E POLÍTICA EDUCACIONAL

Nataniél Dal Moro

Resumo


Este texto analisa a política de educação superior e a formação docente, em Mato Grosso do Sul/Brasil, a partir de 1979 até o ano de 2002. Utilizou-se a metodologia qualitativa e quantitativa na interpretação dos conteúdos provenientes do Arquivo do Jornal Correio do Estado, das IES deste Estado, de sites e de legislação oficial. As considerações finais possibilitam afirmar, por meio da análise dos dados, que nesse Estado, destoando do contexto brasileiro, as IES privadas sempre predominaram em relação às públicas, com ênfase para as empresariais. Depois da aprovação da LDBEN (1996) houve uma intensificação das políticas públicas visando à formação docente. Destacaram-se as IES: UCDB e UNIDERP, a partir de 1999, como precursoras no processo de ofertas de cursos de graduação modular durante o período das férias e dos recessos escolares da educação básica.

Palavras-chave: Políticas educacionais, Educação superior, LDBEN, Formação de professores.

 

 

 


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ISSN 2179-1589

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