MAPEAMENTO DO PROCESSO E O GERENCIAMENTO DA ROTINA NA ANÁLISE E MELHORIA DE UM PROCESSO EM UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR
Resumo
Forçadas pela competividade, cada vez mais as empresas precisam conhecer os processos por trás de seus serviços e produtos ofertados, é de fundamental importância procurar soluções que permitam melhorar seus processos com o aperfeiçoamento contínuo e eliminação de falhas, promovendo maior qualidade e menor custo. O objetivo deste artigo é discutir a relevância da aplicação e analise do mapeamento do processo em pequenas empresas. O presente trabalho foi desenvolvido em duas partes. Inicialmente foi elaborada uma revisão da literatura acerca do tema proposto, e posteriormente, foi realizado um estudo de campo no qual foram feitas observações diretas, entrevistas e acompanhamento das atividades afim de se coletar os dados referentes ao processo de instalação do sistema oferecido pela empresa. Com a posse destes dados, foi elaborado o mapeamento do processo através da diagramação de fluxogramas, por meio da metodologia do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia. O estudo de caso foi realizado numa empresa que comercializa sistemas fotovoltaicos, onde foi aplicado o mapeamento no processo de instalação de um sistema, sendo então realizada uma análise do processo juntamente com suas sugestões que promovam melhorias e, redesenhando ao final o processo, baseando-se nas alterações propostas. Desta forma tornou-se possível através de sua análise, identificar e determinar as falhas mediante as sugestões de melhorias coletadas. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para melhorias, favorecendo a redução no tempo das tarefas, economia com eventuais custos, padronização dos procedimentos de trabalho e o controle de bens e materiais, tudo isso impactando não somente na qualidade do serviço prestado, mas também, na satisfação do cliente.
Texto Completo: PDF