REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 6

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MAPEAMENTO DO PROCESSO E O GERENCIAMENTO DA ROTINA NA ANÁLISE E MELHORIA DE UM PROCESSO EM UMA EMPRESA DE ENERGIA SOLAR

André Luiz Francisco Ferreira, Arthur Willian Mendes Martins de Castro, Ana Flavia da Fonseca Barroso

Resumo


Forçadas pela competividade, cada vez mais as empresas precisam conhecer os processos por trás de seus serviços e produtos ofertados, é de fundamental importância procurar soluções que permitam melhorar seus processos com o aperfeiçoamento contínuo e eliminação de falhas, promovendo maior qualidade e menor custo. O objetivo deste artigo é discutir a relevância da aplicação e analise do mapeamento do processo em pequenas empresas. O presente trabalho foi desenvolvido em duas partes. Inicialmente foi elaborada uma revisão da literatura acerca do tema proposto, e posteriormente, foi realizado um estudo de campo no qual foram feitas observações diretas, entrevistas e acompanhamento das atividades afim de se coletar os dados referentes ao processo de instalação do sistema oferecido pela empresa. Com a posse destes dados, foi elaborado o mapeamento do processo através da diagramação de fluxogramas, por meio da metodologia do Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-dia. O estudo de caso foi realizado numa empresa que comercializa sistemas fotovoltaicos, onde foi aplicado o mapeamento no processo de instalação de um sistema, sendo então realizada uma análise do processo juntamente com suas sugestões que promovam melhorias e, redesenhando ao final o processo, baseando-se nas alterações propostas. Desta forma tornou-se possível através de sua análise, identificar e determinar as falhas mediante as sugestões de melhorias coletadas. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para melhorias, favorecendo a redução no tempo das tarefas, economia com eventuais custos, padronização dos procedimentos de trabalho e o controle de bens e materiais, tudo isso impactando não somente na qualidade do serviço prestado, mas também, na satisfação do cliente.


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ISSN 2179-1589

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