REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 5

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GAMIFICAÇÃO PARA A INCLUSÃO DE DEFICIENTES NO ÂMBITO ESCOLAR

Giuliano Prado de Morais Giglio, André Luiz Pedro Botelho, Patrick Alves Gandra Oliveira

Resumo


A utilização da gamificação no âmbito escolar visa tornar as aulas mais atraentes e produtivas para os alunos, a sua utilização pode ser muito benéfica para alunos com deficiência, pois ela pode gerar maior desenvolvimento cognitivo e de habilidades especificas, em um ambiente diferenciado, sendo capaz de trabalhar as dificuldades e potencialidades de cada aluno. Gamificação é a utilização de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado. A gamificação na educação pretende resolver o desinteresse dos estudantes no estudo, que é um dos principais motivos de evasão escolar, ela também tem como objetivo tornar as aulas mais dinâmicas, desafiando os alunos a tomar decisões dentro de desafios propostos dentro do jogo, com isso agregando enriquecimento pessoal a cada aluno. A inclusão de pessoas com deficiência no Brasil ainda está em processo de melhoria, vários locais já contam com escolas que se preocupam em tornar o ambiente mais acessível para todos os alunos, mas infelizmente ainda são poucas, por esse motivo uma grande parte dos que necessitam desse atendimento especial não conseguem obter. Devido a esses fatores muito dos alunos não conseguem se incluir dentro do ambiente escolar e acabam desistindo da escola, por esta razão a gamificação pode ser importante no âmbito escolar porque ela pode proporcionar atividades que buscam lidar com o trabalho em equipe, facilitando com isso a inclusão desses estudantes. O trabalho visa demonstrar como a utilização da gamificação pode auxiliar no ensino de pessoas com deficiência, através de pesquisas acadêmicas procurando encontrar soluções para o problema proposto no trabalho, que é a adesão da gamificação no âmbito escolar para auxiliar no ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência.  


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ISSN 2179-1589

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