REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 5

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A ROBÓTICA APLICADA NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS

Giuliano Prado de Morais Giglio, Liliane Aparecida Nogueira, André Luiz Pinheiro Martins

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma síndrome comportamental que possui etiologias diferentes e algumas características como incapacidade de se relacionarem com outras pessoas, distúrbios de linguagem, resistência ao aprendizado e não aceitar mudanças de rotina.  As crianças com TEA possuem dificuldades funcionais que comprometem sua interação social.  A aprendizagem da criança com TEA requer uma grande responsabilidade não só profissional, mas também pessoal, assim registrando o desenvolvimento. Há dificuldades inerentes da inclusão escolar das crianças com TEA e várias metodologias e estudos são desenvolvidos para auxiliarem nesse processo, dentre elas o uso da robótica, que em pesquisas recentes, tem-se mostrado como importante aliada na inclusão de autistas nas escolas. Este artigo visa expor as dificuldades na inclusão de pessoas com autismo no ambiente escolar e o uso e desenvolvimento da robótica como tecnologia de apoio a educação e como ela vem sendo utilizada nas escolas na inclusão de crianças autistas, bem como realizar um levantamento preliminar para criação de novas propostas de robôs para apoio a estas crianças especiais. De acordo com o estudo realizado pretende-se verificar a melhoria da qualidade de vida do autista com a utilização de robôs já que estes são previsíveis, simples e de fácil compreensão.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO