REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 5

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APRENDER A APRENDER: ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR E O APRIMORAMENTO DE SUAS HABILIDADES E DE COMPETÊNCIAS ACADÊMICAS

Nilza Matos Presto, Sara de Oliveira Gomes Barreto

Resumo


A leitura é uma atividade complexa que envolve diferentes habilidades e competências a serem constantemente aperfeiçoadas pelos estudantes. A capacidade de leitura e compreensão de textos é condição indispensável para a formação de alunos universitários, pois influencia na aprendizagem e no desempenho do futuro profissional. É através da leitura que os estudantes terão acesso ao conhecimento, desenvolvendo a habilidade de compreender, refletir e criticar os objetos estudados, construindo o próprio saber. Dificuldades de ler e compreender os textos lidos podem estar associadas ao baixo desempenho acadêmico, à desmotivação, à ansiedade e à baixa autoestima. Muitos estudantes possuem tais dificuldades por não saberem utilizar estratégias adequadas de aprendizagem, neste caso técnicas de leitura e interpretação de textos, monitoramento da própria compreensão, adaptação das estratégias de aprendizagem, organização e administração adequada do tempo, entre outras. Desenvolver ações que visem à superação das dificuldades de leitura, estimulando a autonomia em relação à própria aprendizagem é um desafio que se coloca como necessário às instituições de ensino superior. O objetivo desse estudo é refletir acerca das principais dificuldades encontradas pelos universitários nas atividades de leitura e compreensão de textos e identificar possibilidades de intervenção para superação de tais limitações. Para alcançar os objetivos propostos será realizada revisão narrativa acerca do tema em artigos científicos e livros, além de reflexões a partir das ações desenvolvidas no projeto “Aprender a Aprender”, o qual visa a oferecer apoio aos alunos no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e otimização dos estudos, considerando que, para aprender a aprender, é necessário desenvolver as habilidades de compreensão de leitura que garantem a aprendizagem autônoma. As pesquisas apontam que os alunos universitários possuem baixo desempenho nas atividades de leitura e compreensão de textos, fator preocupante, já que se espera uma proficiência de leitura nesse nível de ensino, vinculado ao desenvolvimento de pesquisa e/ou atuação profissional. O projeto “Aprender a Aprender”, que oferece apoio aos alunos no desenvolvimento de estratégias de aprendizagem através de atendimento individual, configura-se como uma possibilidade de intervenção em leitura, trabalhando estratégias de estudo que podem ser utilizadas pelos alunos para melhorar o desempenho, reduzir a ansiedade e aumentar a motivação para a aprendizagem. Conclui-se que as dificuldades de leitura no ensino superior influenciam negativamente a vida acadêmica e profissional dos alunos, exigindo das universidades iniciativas para melhorar a compreensão textual, reduzindo tais prejuízos e garantindo a qualidade do processo de ensino-aprendizagem.


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ISSN 2179-1589

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