REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 5

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

LUDOLOGIA NO APOIO PEDAGÓGICO AOS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO

Giuliano Prado de Morais Giglio, Priscila de Paiva Martins Veiga, Douglas Almeida de Moura

Resumo


 

 

 Nas diversas linhas de estudo sobre os games, a ludologia estuda o game pelo game, somente pela sua jogabilidade, pela sua diversão. Apesar de seu aspecto inicial remontar ao entretenimento, podemos aplicar a ludologia para diversos aspectos sociais, dentre eles a educação. A utilização da ludologia no contexto escolar não é algo novo, assim como é bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Dessa forma, habilidades como observação, criatividade, levantar hipóteses, realizar testes são mais desenvolvidas quando inseridas no contexto dos jogos, pois neste espaço o aluno diante da situação-problema pode investigar e descobrir relações entre o conteúdo e o jogo. Apesar de muitos profissionais da educação conhecer os inúmeros benefícios que os jogos trazem ao aprendizado, existe uma barreira ainda para a inserção dos mesmos na Matemática do Ensino Médio, tornando-se um desafio à proposta de jogos (de tabuleiros, trilhas ou batalhas navais trigonométricas, por exemplo) e games digitais para essa fase do ensino. Este trabalho tem como proposta apresentar e discutir a importância da utilização da ludologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, como instrumentos motivadores além do grande potencial de sociabilidade e integração que fornecem. Para a discussão do tema foi feita uma revisão de literatura em artigos, dissertações e livros sobre o uso de jogos para o ensino da Matemática no Ensino Médio.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO