LUDOLOGIA NO APOIO PEDAGÓGICO AOS CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Nas diversas linhas de estudo sobre os games, a ludologia estuda o game pelo game, somente pela sua jogabilidade, pela sua diversão. Apesar de seu aspecto inicial remontar ao entretenimento, podemos aplicar a ludologia para diversos aspectos sociais, dentre eles a educação. A utilização da ludologia no contexto escolar não é algo novo, assim como é bastante conhecido o seu potencial para o ensino e a aprendizagem em muitas áreas do conhecimento. Dessa forma, habilidades como observação, criatividade, levantar hipóteses, realizar testes são mais desenvolvidas quando inseridas no contexto dos jogos, pois neste espaço o aluno diante da situação-problema pode investigar e descobrir relações entre o conteúdo e o jogo. Apesar de muitos profissionais da educação conhecer os inúmeros benefícios que os jogos trazem ao aprendizado, existe uma barreira ainda para a inserção dos mesmos na Matemática do Ensino Médio, tornando-se um desafio à proposta de jogos (de tabuleiros, trilhas ou batalhas navais trigonométricas, por exemplo) e games digitais para essa fase do ensino. Este trabalho tem como proposta apresentar e discutir a importância da utilização da ludologia no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Médio, como instrumentos motivadores além do grande potencial de sociabilidade e integração que fornecem. Para a discussão do tema foi feita uma revisão de literatura em artigos, dissertações e livros sobre o uso de jogos para o ensino da Matemática no Ensino Médio.
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