REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 6

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O MARKETING ESPORTIVO INSERIDO NO FUTEBOL

Cassio Baganha Gobbi, André Luiz Francisco Ferreira

Resumo


O mercado está cada vez mais exigente e os clientes buscam produtos e serviços que atendam suas necessidades. Com isso, as empresas procuram métodos eficazes para obter um diferencial das demais e conseguir realizar sua função. Um dos métodos que correspondem a esse diferencial é a adoção do marketing esportivo. Esse artigo tem como objetivo mostrar como o marketing esportivo junto ao futebol, pode se tornar uma combinação perfeita no processo de divulgação e consolidação de uma marca no mercado. O marketing esportivo possui vários meios de ser estudado e colocado em prática, tanto da imagem pública de atletas e marcas, como do papel do profissional de comunicação no marketing esportivo. Para atender a este objetivo, foi realizada como metodologia, uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos que regem o marketing esportivo, através de artigos publicados sobre a temática. O resultado alcançado foi demonstrar como a ideia do marketing esportivo é usada para uma mídia alternativa, com isso se diferencia e consegue despertar a atenção de vários consumidores para determinada marca, atraindo novos consumidores e na maioria das vezes a fidelização dos mesmos. Foi possível também, através deste estudo demonstrar os benefícios oferecidos pelo marketing esportivo como apelo emocional, lazer, e grande publicidade espontânea que são fatores relevantes quando se analisa a decisão de investir no marketing esportivo.


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ISSN 2179-1589

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