REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 6

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O DOWNSIZING NAS EMPRESAS BRASILEIRAS EM PERÍODOS DE CRISE ECONÔMICA

Edgar de Oliveira Matozo, André Luiz Francisco Ferreira

Resumo


O downsizing é um termo que começou a ter relevância no mundo corporativo a partir das últimas décadas do século XX. Neste período, crises econômicas, avanços tecnológicos e a recente globalização da economia, levaram as organizações a repensarem a dinâmica de suas atividades, gerando estratégias como redução de corpo de funcionários e otimização de processos. Estas ações destinavam-se a tornar essas empresas mais competitivas e econômicas em tempos de instabilidade nos mercados. Diante deste cenário, toma-se como base do estudo o período da década de 2010 no Brasil, sobretudo a partir do ano de 2014, quando se instaura uma crise político-econômica de grandes proporções. Este momento crítico para o país leva à recessão econômica e queda nas atividades empresariais, o que provoca estratégias de downsizing por parte de várias organizações, sejam elas do setor privado ou público, a fim de sobreviverem em meio à estagnação da economia decorrentes da crise econômica que se acentuou a partir do ano de 2014. O presente artigo tem por objetivo analisar as estratégias de downsizing adotadas por empresas privadas e públicas no Brasil neste período. A metodologia adotada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica através de artigos e livros pertinentes ao assunto. O downsizing, longe de ser apenas uma medida empresarial, traz uma série de consequências às organizações, indivíduos envolvidos e à sociedade em geral, o que leva à necessidade de um projeto de redução meticuloso para que seja bem-sucedido e não traga consequências negativas às empresas e seus colaboradores.  


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ISSN 2179-1589

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