REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 8

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ECONOMIA COLABORATIVA E O CONSUMO BASEADO NAS RELAÇÕES SOCIAIS: UM PANORAMA BRASILEIRO

Edgar de Oliveira Matozo, Anderson Rocha Valverde

Resumo


O presente estudo tem o objetivo de traçar as características fundamentais da economia de compartilhamento, desde os elementos que deram origem a este tipo de negócio a seus aspectos atuais. O artigo analisa o papel fundamental da internet na disseminação do consumo colaborativo ao redor do planeta e, além disso, faz uma listagem de principais expoentes nacionais deste gênero econômico e como suas atividades contribuem para uma maior conscientização da sociedade. O material utilizado como referência é composto por obras de autores renomados e reconhecidos por seus estudos a respeito dos novos rumos da economia mundial; somam-se a isso as consultas de matérias e sites especializados, que traçam um panorama das empresas do setor no Brasil. Como resultado, foi possível observar a rápida expansão de atividades do gênero e também o grande potencial de crescimento do consumo colaborativo no mundo, sobretudo no Brasil. As conclusões atingidas demonstram a grande importância que este tipo de consumo terá nas futuras relações comerciais, onde cada vez mais, dá-se importância a aspectos como sustentabilidade, cooperação e valorização do capital humano. O estudo contribui para aprofundar as características e as ações deste novo modelo econômico que propõe aliar uma maior interação social com a preservação dos recursos naturais, deixando o lucro em segundo lugar.


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ISSN 2179-1589

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