REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 8

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ANÁLISE DE CONTEÚDOS COMO TÉCNICA DE ANÁLISE DE DADOS: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA

António LUIS JULIÃO

Resumo


A análise de conteúdo é uma técnica muito invocada e utilizada nas ciências sociais e humanas, incluindo as ciências da educação, mas raramente desenvolvida de forma adequada. É um conjunto de técnicas de análise das mensagens, que tem como objectivo ultrapassar as incertezas e enriquecer a leitura dos dados previamente colectados, possibilitando a verificação de hipóteses e descoberta do que está por trás dos conteúdos manifestos. Neste sentido o presente trabalho, do ponto de vista geral augura reflectir sobre as etapas da técnica de análise de conteúdo e do ponto de vista específico procura lançar um olhar analítico sobre a exploração do material, onde o investigador toma decisões sobre o tipo de categorização para transformação, validação e fiabilidade dos dados. Dito de outro modo, o investigador procede a codificação e a categorização dos dados, tendo como base as unidades de registo, de contexto, de enumeração e o coeficiente de acordo entre juízes. O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Módulo de Seminário de investigação em desenvolvimento curricular e inovação educativa. Para dar suporte ao mesmo, e inspirando-se na abordagem essencialmente qualitativa, primou-se pelo levantamento do aparato teórico-bibliográfico, acerca da abordagem deste trabalho e socorreu-se aos métodos dedutivo, indutivo e análise síntese. Assim, recorreu-se aos aportes de Maraes (1999); Bardin (1977; 2006); Pacheco e Lima (2006); e outros que discutem a vitalidade da técnica de análise de conteúdo. Entre outros aspectos, o texto chama atenção à importância da técnica de análise de conteúdo, uma vez que os dados advindos dessas diversificadas fontes chegam ao investigador em estado bruto, necessitando, então ser processados, validados, legitimados e fiabilizados para, dessa maneira, facilitar o trabalho de compreensão, interpretação e inferência a que aspira a análise de conteúdo, dando o sentido real aos mesmos e um estatuto científico.


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ISSN 2179-1589

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