REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 9 (2019)

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RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROJETO DE EXTENSÃO “TEMPO” NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MESTRADO EM LETRAS DO CES/JF

Jennifer da Silva Gramiani Celeste, Mariana Aparecida Venâncio

Resumo


Introdução: No contexto acadêmico, especialmente na Pós-Graduação, é expressiva a preocupação com a divulgação e a disseminação da pesquisa de cunho científico. Entre os discentes, as principais preocupações atrelam-se à manutenção e à atualização do Currículo Lattes, bem como ao cumprimento dos diversos e exigentes prazos que orientam e circundam a rotina acadêmica. Embora trabalhosa, a compreensão tangente às peculiaridades inerentes a esse universo se faz fundamental para que o pesquisador se adapte ao meio e tenha sua pesquisa reconhecida. No Programa de Mestrado em Letras ofertado pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), percebemos a necessidade de uma assessoria que pudesse orientar os novos alunos na gestão de seu tempo de estudos, também durante seu processo de produção escrita, bem como em sua organização pessoal, a fim de atender às demandas da academia. O Projeto de Extensão o qual denominamos como TEMPO: Técnicas de Estudo, Mapeamento e Planejamento Organizacional, emerge dessa necessidade. Objetivos: Pretendemos, com base nesse empreendimento, fomentar reflexões sobre a administração e a organização do tempo, ademais, acerca de sua eficaz aplicabilidade à rotina acadêmica; compartilhar técnicas de estudos, mapeamentos e planejamentos organizacionais no contexto de atuação acadêmica; discutir a respeito do tempo característico à formação acadêmica em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu; estimular a produção e a publicação de artigos científicos com vistas à divulgação das pesquisas desenvolvidas; e, por fim, contribuir para o desenvolvimento da prática de escrita e produção científica dos discentes. Metodologia: Programação de encontros junto aos alunos ingressantes, em consonância à disponibilidade da Coordenação do Mestrado, tendo por finalidade realizar alguns esclarecimentos iniciais e necessários às comuns condutas do universo acadêmico, tais como questões relativas aos créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas; às atividades complementares; ao desenvolvimento da dissertação; ao preenchimento do Currículo Lattes; e a outras relevantes informações a respeito das práticas de estudos diários voltados à formação Stricto Sensu. Resultados/Discussão: Até o presente momento, foram realizados dois encontros junto aos discentes ingressantes, no início dos dois semestres do corrente ano, a fim acolhê-los e propiciar-lhes momentos de partilha de informações acerca do curso, bem como sobre o caminhar acadêmico imanente a este. Concomitante a isso, nos preocupamos em trazer para esses aprendizes experiências pessoais enquanto outrora alunas egressas do supramencionado Programa. Esperamos promover outros encontros, objetivando, sobretudo, orientá-los em relação às oportunidades da academia. Conclusão: As práticas que envolvem o ofício do estudo dificilmente podem ser ensinadas, e essa é a razão pela qual a existência deste Projeto de Extensão se justifica, pois pretende compartilhar e promover experiências de cunho prático. Percebemos a participação e o entusiasmo dos alunos em relação ao Projeto, especialmente em virtude do desconhecimento a respeito dos posicionamentos a serem tomados frente às novidades de um curso Stricto Sensu. Partindo dessa premissa, almejamos ofertar outros tantos momentos de diálogo e troca, sempre nos pautando nas necessidades apresentadas por alunos calouros, e futuramente, caso venha a se tornar algo conveniente, estender essa prática a outras turmas e a outros cursos da instituição.


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ISSN 2179-1589

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