REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 9 (2019)

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DESAFIOS ASSOCIADOS À FORMAÇÃO DO CIRURGIÃO-DENTISTA NO CURSO DE ODONTOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NA CIDADE DE JUIZ DE FORA

Sérgio Luiz de Carvalho Junior, Charles Matheus de Souza Ferreira, Higor Cesar Souza Melo, Maria Eduarda Silva Lopes, Rúbia Inês da Silva Marques, Amanda Oliveira da Consceição, Leonardo Siqueira de Souza, Isabel Cerqueira Lopes Vieira, Marcella Lempk do Carmo

Resumo


Introdução: O presente artigo trata-se de uma pesquisa etnográfica educacional que visa discutir acerca da transformação do ensino superior no Brasil, que tem se caracterizado por intensas transformações que vão desde mudanças e inovações na organização dos currículos até novas formas de oferecimento de cursos de graduação e ampliação de vagas. Para os cursos da área da saúde, destacando-se a Odontologia, o estabelecimento de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) representou uma mudança paradigmática no perfil da formação, a qual passou a priorizar o aprendizado por competências, orientado aos problemas mais relevantes da sociedade, comprometido com a concretização dos princípios do movimento da Reforma Sanitária Brasileira e do Sistema Único de Saúde. Formar o acadêmico da área de saúde, sobremaneira no ensino privado, é um grande desafio demandando propostas de mudanças ou de processos relacionados à implantação de projetos pedagógicos e currículos inovadores, integrados e interdisciplinares. O currículo inovador deverá articular um conjunto de alterações capazes de afetar pontos-chave e eixos constitutivos da organização da Academia, além de contribuir para superar o conservadorismo que tem caracterizado o ensino superior. Entendendo o caráter aberto da inovação, capaz de adotar formas e significados conforme os contextos em que se insere, a Odontologia da Universo Juiz de Fora, utilizou-se de princípios andragógigos, como Aplicabilidade, Autonomia, Experiências prévias, Interatividade, Clima de segurança e colaboração e feedback, materializados em três recursos: Sala de aula invertida, mapas mentais e cultura maker, para contemplar a formação de um egresso com perfil generalista, humanista, crítico, reflexivo, capaz de atuar em diferentes níveis de atenção à saúde e apto ao trabalho em equipe multiprofissional. Objetivos: Identificar a aplicabilidade de novas ferramentas didáticas para a melhoria da formação de excelência do egresso do curso de Odontologia da Universidade Salgado de Oliveira/campus Juiz de Fora.  Metodologia: Realizou-se um levantamento étnico educacional das metodologias ativas que melhor atendem à demanda da formação dos acadêmicos do curso de odontologia, utilizando-se como critério de exclusão artigos com data anterior a 2010. Resultados/Discussão: Diversos estudos têm demonstrado que o primeiro ano na universidade se caracteriza como um período crítico, potencializador de crises e desafios, sendo determinante dos padrões de desenvolvimento do estudante ao longo de sua trajetória universitária. Ao chegarem ao curso de Odontologia, os estudantes sentem-se afetados pela exigência de estudo e pela grande quantidade de conteúdos em diferentes disciplinas. A forma de estudar será determinante para o desempenho do estudante nas disciplinas. As soluções didáticas pautadas em metodologias ativas, onde o estudante é o centro do processo, colocando o professor no papel de tutoria e mentoria dos estudantes facilita o processo de adaptação a nova demanda e capacidade de organizar sua rotina de estudos. Conclusão: O resultado da melhoria da percepção de qualidade e organização do processo ensino aprendizagem evidenciam que as metodologias ativas tem relevante importância na formação de excelência dos acadêmicos do curso de Ondotologia, por desenvolver competências e habilidades que serão aplicadas durante toda sua vida laboral.

                     

 


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ISSN 2179-1589

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