REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 10 (2019)

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TEORIA DAS FILAS APLICADA A UM SUPERMERCADO

Yalle de Oliveira Ladeira, Fabrízzio Condé de Oliveira

Resumo


 A crescente competitividade entre as empresas faz com que estas busquem alternativas que melhorem seu desempenho em relação ao concorrente. Um fator cuja importância é indiscutível é a vantagem competitiva e a satisfação do cliente, que é muito influenciada, entre outros motivos, pelo tempo de permanência do cliente na fila. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é a aplicação da Teoria das Filas para reduzir o tempo de permanência dos clientes nas filas dos caixas do supermercado, com o intuito de garantir, uma significativa melhora na qualidade do atendimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa baseada em uma coleta de dados, por meio de uma planilha eletrônica, na qual foram recolhidas informações sobre o instante de chegada do cliente, o início do serviço e o fim do serviço em um supermercado. A partir dos dados obtidos, foi possível aplicar a teoria das filas, usando dois modelos de filas, M/M/1 fila finita e M/M/s (s > 1) fila finita para calcular as medidas de desempenho tais como, tempo médio de espera na fila, tamanho médio da fila, taxa de utilização do sistema. As filas são finitas pois, devido ao espaço físico do supermercado, o número de clientes que podem entrar na fila é limitado. Os resultados obtidos mostram que se o atual sistema de filas adotado pelo supermercado, cada caixa com sua respectiva fila de atendimento (s modelos M/M/1), for substituído por um formato de fila única com s caixas em operação (um modelo M/M/s), traz uma redução de aproximadamente 50% no tempo médio de espera na fila, já que este modelo distribui de forma mais equilibrada os clientes para os postos de atendimento. Conclui-se, com a aplicação deste trabalho, que a teoria das filas é aplicável a diversas situações cotidianas para obter um menor tempo de espera e assim, garantir a satisfação dos clientes.  


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ISSN 2179-1589

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