REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 11 (2020)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Lillian Cherrine Rodrigues, João Antônio Silva, Kátia Senra, Pedro Henrique Alvim, Alecir Vitorino Ribeiro

Resumo


O artigo apresenta algumas reflexões sobre a utilização do marketing digital como ferramenta de crescimento e ganho de competitividade, um relato descritivo sobre a dimensão das micro e pequenas empresas, que no Brasil representam maioria esmagadora na geração de emprego e renda. A pesquisa parte da premissa que o marketing digital pode ser uma das formas de alavancar o crescimento de empresas que tem orçamento limitado e dessa forma não tem a mesma possibilidade de investir em mídias tradicionais como as grandes empresas fazem. A pesquisa partiu em busca de resposta ao problema: Como o marketing digital poderá impactar na capacidade competitiva de micro e pequenas empresas? Traçou-se como objetivo de estudo, abordar os conceitos básicos de marketing e marketing digital para, a partir de entendimento conceitual, avaliar a aplicabilidade conceitual as micro e pequenas empresas e analisar possíveis impactos sobre a competitividade. A metodologia da pesquisa adotada foi a revisão bibliográfica de natureza qualitativa, baseando-se em artigos, periódicos, revistas especializadas, livros e demais materiais acadêmicos. Como centro conclusivo da pesquisa ficou demostrado que o uso do marketing digital enquanto ferramenta de fomento para micro e pequenas empresas é valido como forma de aproximação, interação, divulgação e fidelização de clientes.  Utilizado com responsabilidade pela empresa pode se tornar o fator de diferenciação buscado pela organização, demostrando para os clientes o motivo de aquela empresa ser melhor que a concorrente.

Palavras-chave: Marketing digital. Ferramentas de marketing. Micro e pequenas empresas. Competitividade.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO