REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 13 (2021)

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GESTÃO DE PROCESSOS EM INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA: DESAFIOS À COMPETITIVIDADE NO MERCADO DOMÉSTICO

Cecília Maria Franco Pacheco, Alecir Vitorino Ribeiro

Resumo


Introdução: Visando a formação de profissionais críticos com o desenvolvimento de competências voltadas a gestão de negócios e/ou formação de novos empreendimentos, relacionados ao Centro Universitário UNIVERSO Juiz de Fora, estabeleceu diretrizes curriculares para o curso de Administração, visando garantir a formação de profissionais críticos, cientes do impacto de suas ações, quer sejam na criação de novos empreendimentos ou na gestão de empresas. A elaboração do presente relatório foi baseada nos conteúdos de gestão e mapeamentos de processos, em uma empresa do ramo alimentício, onde a mesma perdia em competitividade devido devoluções e/ou perdas, face a fragilidade da embalagem, além da pouca atratividade para os padrões de qualidade presentes no mercado. A pesquisa partiu em busca de resposta ao problema: Como investimentos em processos de produção poderão impactar na redução das perdas e devoluções registradas ao Atacarejo, gerando ganhos em competitividade? Objetivos: Desenvolver e implementar processo e embalagem visando a redução de perdas e ganhos em competitividade, face as demandas do mercado. A partir de tal busca, o processo envolvendo melhorias na produtividade também se tornou alvo da pesquisa, levando a identificação de perdas para o negócio em competitividade, pela operação manual que levava a baixos índices de produtividade. Metodologia: A metodologia da pesquisa adotada foi o estudo de caso associado a revisão bibliográfica de natureza qualitativa e quantitativa, baseando-se em artigos periódicos, revistas especializadas, livros e demais materiais acadêmicos, visando dar fundamentação ao trabalho desenvolvido. Observação de campo, pelo caso estudado associada a técnica de brainstorming quinzenal, face a coleta de dados e discussão sobre as observações e dados coletados. Resultados/Discussão: Os dados coletados e analisados apontaram a necessidade do desenvolvimento de um novo modelo de embalagem, fato que gerou a adaptação de uma seladora proporcionando a eliminação de 95% das trocas junto ao cliente, redução significativa das perdas, aumento das vendas dos produtos dentro da própria rede, atualmente de 26 lojas no município para 81 loja em todo o Estado. A empresa renovou o fôlego, assim como, os níveis de produtividade que cresceram com a automatização do processo operacional, os números da produção cresceram significativamente reduzindo o custo operacional, o que elevou os números de efetividade para a organização, gerando ganhos em competitividade. A estética do produto, alinhado a resistência na manipulação geraram estes resultados que aumentaram o acesso ao maior número de lojas, volume de vendas e resultados. Conclusão: Constatou-se que uma gestão atenta as demandas e exigências do mercado, pautada na junção de conhecimentos tácitos de explícitos, munidos de informações e indicadores cofiáveis, proporciona a condição de tomada de decisões assertivas que gerem vantagem competitivas, redução de perdas, aumento da capacidade produtiva, levando ao alcance de resultados além dos planejados, como foi o caso em estudo.


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ISSN 2179-1589

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