REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 13 (2021)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

CLIMA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO QUALITATIVO DE COMO A INFORMAÇÃO E ORIENTAÇÃO INFLUENCIAM NO CLIMA ORGANIZACIONAL

Renata Cassia Silva, Alecir Vitorino Ribeiro

Resumo


Introdução: Visando a formação de profissionais críticos com o desenvolvimento de competências voltadas a gestão de negócios e/ou formação de novos empreendimentos, o Centro Universitário UNIVERSO Juiz de Fora, estabeleceu diretrizes curriculares para o curso de Administração, visando garantir a formação de profissionais críticos, cientes do impacto de suas ações, quer sejam na criação de novos empreendimentos ou na gestão de empresas, pelo desenvolvimento de habilidades e competências que garantam a estabilidade de negócios e sua relação com o meio, assim como o compromisso com uma sociedade melhor e equilibrada diante da construção de valores e referências que se destaquem mercadologicamente. O clima organizacional pode ser fator de influencia na produtividade e competitividade nas organizações, pois direciona para o conhecimento de como os colaboradores se sentem em relação à empresa. Tais sentimentos conhecidos poderão contribuir para o engajamento e comprometimento dos envolvidos. Objetivos: objetivo a ser alcançado na pesquisa encontra-se em analisar os resultados obtidos através da Pesquisa de Clima e entender a forma que, ao aplicá-los ao negócio em questão, possa influenciar na motivação e construção do clima organizacional, influenciando na construção e desenvolvimento de um diferencial competitivo consistente que resulte em um novo patamar de competitividade a partir da área pesquisada. Metodologia: a metodologia da pesquisa adotada foi o levantamento de campo por meio de estudo de caso, associado à revisão bibliográfica de natureza qualitativa, baseando-se em artigos, periódicos, revistas especializadas, livros e demais materiais acadêmicos, visando dar fundamentação ao trabalho desenvolvido. Resultados/Discussão: As informações levantadas até o momento apontam que a gestão está cada vez mais voltada para pontos estratégicos capaz de apoiar nas tomadas de decisões em busca de ambientes competitivos e motivados. O clima organizacional conhecido e analisado tende a apontar para o sucesso da organização e para um desenvolvimento contínuo do ambiente organizacional. Conclusão: diante das análises desenvolvidas até o momento pode-se concluir que analisar o clima organizacional e conhecer impactos é fator singular na busca do crescimento empresarial. É preciso conhecer a equipe e traçar meios aplicáveis e favoráveis para empresa e colaborador. 


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO