REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 13 (2021)

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CLIMA ORGANIZACIONAL: DESAFIOS AO AMBIENTE DE SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE

Ramon Carolino Luciano, Alecir Vitorino Ribeiro

Resumo


Introdução: Visando a formação de profissionais críticos com o desenvolvimento de competências voltadas a gestão de negócios e/ou formação de novos empreendimentos, relacionados ao Centro Universitário UNIVERSO Juiz de Fora, estabeleceu-se diretrizes curriculares para o curso de Administração, visando garantir a formação de profissionais críticos, cientes do impacto de suas ações, quer sejam na criação de novos empreendimentos ou na gestão de empresas. Tendo como visão as relações entre as pessoas no ambiente de trabalho, o tema escolhido vem trazer a forma em que o clima organizacional afeta no equilíbrio emocional e comportamental dos colaboradores, afetando o desenvolvimento e expectativas profissionais e quais obstáculos que acarretam tal resultado. Desenvolvido com base em fundamentos tirados em bibliografias, para dar profundidade e oferecer mecanismos que poderão favorecer o desenvolvimento e o crescimento organizacional, melhora na produtividade, tornando o ambiente de trabalho harmônico e sereno. Tem-se que a visão do descontentamento das pessoas por qualquer fator que seja, poderá levar a um ambiente por vezes tenso, de poucas perspectivas ou até desmotivação, fazendo com que a produtividade e o desempenho pessoal sofram quedas, comprometendo resultados desejados. Objetivos: Tornar presentes a satisfação e qualidade no ambiente de trabalho, deixando o clima organizacional harmônico, para que assim consiga melhoria na produtividade deixando os resultados competitivos no mercado. Através de uma pesquisa qualitativa de clima organizacional, foi possível identificar melhorias no ambiente de trabalho e motivação entre os colaboradores estimulando ganhos na profissionalização e interação entre colaboradores. Metodologia: a metodologia abordada foi a través de revisão bibliográfica pelo uso de livros, artigos científicos buscando fundamentação a proposta de pesquisa apresentada no âmbito qualitativo, com foco em questões que, foram possíveis identificar qual fator afeta diretamente a satisfação e resulta na produtividade e interação entre colaboradores.Resultados/Discussão: os dados coletados e análise primária desenvolvida apontam que as pessoas são movidas por emoções que acarretam fatores que as levam a diversas reações. Com isso, o ambiente atmosférico da organização é afetado constantemente. Com base nos dados levantados da pesquisa, é possível notar certo grau elevado de insatisfação nos pontos abordados. Conclusão: diante das análises desenvolvidas até o momento pode-se concluir que os funcionários de uma organização são bombardeados com informações e motivações que levam a expressar variáveis sentimentos e reações. Para que haja uma harmonia nas relações profissionais e os resultados sejam positivos, faz-se necessária a implementação de uma movimentação de desempenho profissional e pessoal de cada colaborador em particular. Trabalhando a profissionalização, capacitando os colaboradores, possivelmente será obtido resultado positivo. 


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ISSN 2179-1589

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