REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS – CENTRO UNIVERSO JUIZ DE FORA, No 15 (2022)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O SUPERENDIVIDAMENTO E A PROTEÇÃO DO CONSUMIDOR

Anna Julia Lindoro Alves, Natália Vieira de Castro Silva, Fábio de Oliveira Vargas

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo abordar a vulnerabilidade do consumidor diante de muitas opções de crédito, também como, devido a essa facilidade, o problema do superendividamento é tão crescente e precisa de Leis mais rígidas. Havendo como objetivo principal deste estudo discutir a respeito da facilidade que hoje o consumidor possui de adquirir produtos pela internet, com várias linhas de créditos, e como tal condição tem sobremaneira aumentado o endividamento da população brasileira. Além de verificar como a Internet modificou o padrão de compras do cidadão brasileiro, analisar o tipo de contrato que é celebrado via internet, no tocante a relação consumerista, verificar as atuais proteções existentes quanto às compras via internet e debater a questão do superendividamento como consequência do aumento das compras via internet. A bibliografia terá como objeto uma pesquisa qualitativa em artigos, livros, sítios da internet, jornais e revistas, de realizar uma busca explicativa e exploratória, pois vão contribuir para aperfeiçoarmos o conhecimento da realidade, explicar a razão dos acontecimentos relacionados à temática, desenvolver e esclarecer ideias e conceitos, podendo ainda ter em mente uma possível solução para os problemas causados pelo assunto do tema proposto.

 

Palavras-chaves: Consumidor. Internet. Compras. Superendividamento.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO