REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 2, No 3 (2016)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERNA PARA A GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE TERCEIRIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA

Leonardo Maturino Solon, José Luiz da Silva

Resumo


Toda organização, seja ela com fins lucrativos ou não, está inserida em um ambiente, seja ele interno ou externo, interagindo com o mesmo. Esta interação é promovida, entre outros aspectos, pela forma como a organização se comunica com os integrantes desse meio: fornecedores, concorrentes diretos e indiretos, governo, mercado consumidor, parceiros e colaboradores. Tal comunicação pode ser direcionada tanto ao ambiente externo quanto ao seu ambiente interno. Com foco na gestão da comunicação organizacional em seu ambiente interno, este artigo tem como objetivo identificar quais fatores relacionados à comunicação interna empresarial interferem na gestão das empresas, bem como delimitar fatores capazes de contribuir para uma comunicação mais eficiente e eficaz. A partir de um panorama realizado em uma empresa baiana de prestação de serviços, foram analisadas as formas de comunicação interna e o papel preponderante dos gestores. Para exemplificar, foram demonstrados alguns problemas que resultam da má gestão da comunicação e que refletem a postura de gestores de empresas pequenas e grandes no tocante ao processo de comunicação interna empresarial. Através do levantamento bibliográfico e de um estudo de caso, concluiu-se que o principal fator para uma comunicação interna empresarial mais estratégica é a conscientização dos gestores no que diz respeito ao papel estratégico da comunicação empresarial em âmbito interno, aliada ao uso efetivo de certos canais de comunicação que são capazes de impulsionar todos os benefícios que a comunicação proporciona às organizações, contribuindo com uma interação mais eficiente e eficaz entra a organização e meio no qual ela está inserida.


Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO

Â