REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 2, No 3 (2016)

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O PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

Ana Conceição da Silva Ureta, Queila Brito Santana Costa, Magda Helena Rocha Dantas

Resumo


A educação é uma fonte de transformação de ideologia e atitude que move o ser humano em toda a sua existência. Na qual o enfermeiro, como contínuo educador, orienta a população sobre as diferenças entre os termos urgência e emergência, sendo que o desconhecimento dessa informação causa um resultado negativo e às vezes fatal à vítima. O objetivo geral deste trabalho é elucidar o papel do enfermeiro na educação da população em urgência e emergência, apresentando como objetivos específicos identificar as principais situações de urgência e emergência vivenciada pela população em seu meio social e descrever as diferentes técnicas de primeiros socorros nas situações de urgência e emergência nos atendimentos tais como parada cardiorrespiratória, traumatismo, choque elétrico, intoxicação exógena, queimadura, convulsão, afogamento e acidentes com animais peçonhentos. Delineando este trabalho com a metodologia qualitativa de pesquisa em revisão bibliográfica. O enfermeiro é um educador, atento não somente na orientação do cuidado paliativo prestado pelo cidadão a uma vítima, como também na humanização da cidadania do indivíduo que captou essa instrução e consequentemente será um multiplicador da informação recebida, na prevenção por obter a consciência de como podem ocorre os acidentes e principalmente suas reais implicações.

Palavras-chave: Urgência. Emergência. Educação. População.


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ISSN 2179-1589

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