REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 5, No 10 (2019)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FATORES QUE DEVEM SER CONSIDERADOS NO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NAS EMPRESAS

Maelvi Santos Sousa

Resumo


O objetivo de estudo deste trabalho é identificar os fatores que devem ser levados em consideração no gerenciamento das comunicações em projetos de investimentos operacionais na indústria petroquímica de grande porte. A literatura utilizada foi baseado no PMBOK (2008), na aplicação das melhores práticas na gestão de projetos (KERZNER, 2002), no gerenciamento de projetos nas organizações (Prado, 1999), no gerenciamento de projetos com qualidade, dentro do prazo e custos previstos (DISMORE, 2004). A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, identificando os conceitos básicos, técnicas, ferramentas e autores com obras semelhantes e que serviram de base para o desenvolvimento do trabalho. Pesquisas recentes revelam que no Brasil a gestão das comunicações ainda é muitonegligenciada, sendo o segundo fator menos considerado pelas empresas durante a fase de planejamento e é percebida como sendo o segundo maior fator de problemas em projetos. O gerenciamento das comunicações de projetos na indústria petroquímica já não é uma necessidade, mas sim premissa básica para alcançar as metas dispostas em seu planejamento estratégico empresarial, significando no cenário mundial a sua sobrevivência, o seu crescimento e a sua perpetuidade. Existem muitos tópicos para se aprofundar em futuras pesquisas sobre gerenciamento das comunicações em projetos, porém o importante é demonstrar como fazer a gerência da comunicação acontecer dentro da organização. O estudo leva a conclusão que saber lidar com os desafios da comunicação é um fator críticode sucesso para o projeto, e uma questão de sobrevivência na indústria petroquímica. Projetos sempre serão executados por pessoas, e dependerão muito delas para que sejam bem sucedidos.

Texto Completo: PDF

ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO

Â