REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 6 (2017)

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O PSICÓLOGO ESCOLAR COMO MEDIADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS AUTISTAS.

Maria Conceição Cordeiro Queiroz, Roberta Ferreira Takei, Rita de Cássia Maskell Rapold

Resumo


Esse artigo identifica o psicólogo escolar como um mediador no processo de aprendizagem voltado às crianças autistas da educação infantil, compreendendo como o autismo afeta a criança no desempenho escolar. Também analisa a função e a didática escolar direcionada ao autista consolidando a importância do psicólogo na escola regular, possibilitando um ensino inclusivo, motivacional e de qualidade. O presente artigo traz em tela possíveis intervenções utilizadas que poderão ser utilizadas pelo psicólogo de forma integrada à escola regular, através da mediação, abordada por Vygotsky. O embasamento deste trabalho é de caráter bibliográfico e exploratório sendo desenvolvido com base em material já elaborado e constituído em artigos científicos, revistas, monografias, livros. Os resultados, através da análise bibliográfica, confirmaram a importância do psicólogo escolar no processo de mediação para os estudantes autistas em contexto da escola regular, entretanto, o psicólogo torna-se agente participativo e observador dos comportamentos e adesão do autista em sala aula, assim como a receptividade dos colegas e, dinâmica do professor ao passo que esse será o agente de maior importância na mediação.

 


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ISSN 2179-1589

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