REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 2, No 4 (2016)

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PERFIL DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO

Georgina Almeida Lomanto, Isabel De Barros Salviano, Marì Saho

Resumo


As propostas curriculares da formação de enfermeiros têm sofrido grande transformação nas últimas décadas, particularmente, a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB-96) que trouxe novas responsabilidades para as instituições de ensino superior por permitir a formação de diferentes perfis profissionais a partir da vocação de cada curso ou escola para buscar melhor adaptação ao mundo de trabalho. Ao lado disso, as Diretrizes Nacionais do Curso de Enfermagem (DCENF) que traz proposta de formação profissional em novas bases, é necessário conhecer o perfil dos estudantes do Curso de Enfermagem para contribuir na elaboração de um projeto de curso mais condizente com a realidade profissional. O estudo será desenvolvido em torno de seguinte questão: Que características sócio-demográficas apresentam os estudantes de enfermagem que freqüentam a rede particular de ensino? Qual a expectativa do estudante em relação à formação do profissional enfermeiro? Para responder estas questões, foram elaborados os seguintes objetivos: Traçar o perfil sócio-demográfico dos estudantes que freqüentam um curso de graduação em enfermagem. Levantar as expectativas dos estudantes de enfermagem em relação ao curso de formação do profissional enfermeiro. Caracterizar o perfil do enfermeiro almejado pelos estudantes em um curso de enfermagem. Pretende-se desenvolver um estudo quantitativo, descritivo e exploratório, tendo como população, os estudantes do curso de graduação em enfermagem em uma instituição de ensino,utilizar-se-á como o instrumento de coleta, um questionário que será preenchido pelos estudantes que aceitarem em participar da pesquisa proposta.


Palavras-chave: perfil profissional, enfermagem, condição sócio-demográfica.




ISSN 2179-1589

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