REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 6 (2017)

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A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NUMA ORGANIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE PRÉ FABRICADOS.

Herbert Pereira Oliveira, Genivaldo Barbosa dos Santos, Ariane Araújo Silva, Sérgio Carvalho Maluf

Resumo


O objetivo principal do presente trabalho é ampliar o conhecimento quanto a importância na elaboração do planejamento estratégico visando alcançar os objetivos e a sobrevivência da empresa, em especial a do ramo de pré-fabricados, onde serão identificados aspectos que devem ser levados em consideração para minimizar imprevistos e potencializar resultados, que em meio a incessantes mudanças causadas pela economia, tecnologia e políticas que atingem diretamente a organização, podem tornar praticamente impossível seu desenvolvimento. A metodologia, baseada em pesquisa bibliográfica, possibilitou a construção da fundamentação teórica do assunto em questão e a avaliação do planejamento e do procedimento técnico adotado para sua elaboração, apoiando-se em estudo de caso de uma empresa de pré-fabricados, fazendo uma análise crítica e sugerindo melhorias para maior crescimento e satisfação do cliente. O planejamento é um forte aliado na definição de objetivos, procedimentos e métodos, que oferecem posições de rumo e trajetória para a empresa, que por sua vez deve respeitar alguns princípios para que os efeitos de sua operacionalização se tornem realidade. Esses princípios são separados como gerais e específicos, ambos tem a função de auxiliar na estruturação do planejamento, bem como as filosofias da satisfação, otimização e adaptação que visam o alcance dos objetivos de forma eficiente e eficaz. O não planejamento, a não definição dos objetivos, e a consequente dificuldade na decisão e ação, podem causar o insucesso da organização, deixando de favorecer uma gestão viável e de avaliar as implicações futuras de decisões presentes em função do seu objetivo. Por outro lado, sua adoção facilita a tomada de decisão no futuro de modo rápido, coerente, eficiente e eficaz, reduzindo as incertezas do processo decisório. As organizações desencadeiam várias atividades que envolvem o planejamento, desde o mais alto nível hierárquico, onde está posicionada a direção, até o nível hierarquicamente inferior onde se tem a participação de todos. No planejamento, a separação desses níveis se dá alinhada com o nível estratégico, também chamado de nível institucional, que trata a empresa como um todo; o tático também chamado de nível intermediário e gerencial, que trata cada setor separadamente, e o operacional, que trata cada procedimento também separadamente. Cada nível dentro de cada área de competência em prol do alcance dos objetivos da empresa. A elaboração do planejamento de uma empresa se dá como um investimento que tem como objetivo a melhoria continua e perspectivas futuras que ajudarão a empresa a concretizar sua missão.

Palavras-chave: Planejamento. Objetivo. Empresa. Tomada de Decisão.




ISSN 2179-1589

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