REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

APLICAÇÃO DAS 7 FERRAMENTAS DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA DISTRIBUIDORA DE COMBUSTIVEIS

Herbert Pereira Oliveira, Genivaldo Barbosa dos Santos, Wellington Ramos da Anunciação, Leandro Rocha Pereira, José Cristiano Santos Cartaxo

Resumo


Estudo do conceito de qualidade focado no uso das 7 ferramentas da qualidade, é feita uma revisão histórica do desenvolvimento do conceito de qualidade, para o entendimento da atual necessidade do uso do conceito de qualidade total, o estudo de caso mostra na pratica a aplicação de duas das ferramentas da qualidade para o entendimento das reais dificuldades e os resultados da aplicação em uma empresa. O estudo da qualidade realizado foi importante para a demonstração de sua importância na história, principalmente na era moderna após a revolução industrial, com tudo o estudo mostra que o divisor de águas para a qualidade foi a Segunda Guerra Mundial, onde a vitória em uma batalharia passou a ter grande participação da qualidade no processo. Ao final da Segunda Guerra o processo de reconstrução do Japão provou que o uso das ferramentas da qualidade possibilita chegar ao objetivo de uma forma mais rápida e sustentável. Foi baseando-se nessa mentalidade de qualidade que o Japão se tonou uma das maiores economias mundiais, não é consciência que vários Gurus da Qualidade tiveram suas ideias e ensinamentos lançados e aperfeiçoados no Japão. Após o estudo das ferramentas da qualidade o processo de aplicação na empresa mostrou a importância de sua aplicação para entendimento das dificuldades de um processo, a “Empresa Alvo” proporcionou um grande, mas satisfatório desafio devido ao seu porte. Contudo já no processo de entrevistas já foi possível observar um direcionamento, e no momento da aplicação do Fluxograma e Diagrama de causa e efeito, os pontos de melhora se tornaram claros evidenciando assim quão eficientes são as ferramentas da qualidade na busca por falhas no processo.

Palavras-chave: Qualidade, Gestão da qualidade, Ferramentas da qualidade.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO

Â