UM BALANÇO SOBRE: A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA PEDAGOGIA BRASILEIRA
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a histórica das pedagogias brasileiras tomando como base o documentário, “Pro dia nascer feliz”, que é um intenso debate público em torno do tema: educação, mediação, escola e práticas educacionais. O cineasta Joao Jardim, através de um registro fílmico documentado, nos conduz a reflexões em torno dessa realidade, que vem afligindo educadores, alunos e professores na comunidade escolar. Busca-se nessa escrita compreender as relações entre as práticas educacionais aplicadas nas escolas, e o contexto histórico apresentado por Cristina d’Ávila em texto “A mediação didática na historia das pedagogias brasileiras”. A princípio faremos reflexões sobre a trajetória histórica da pedagogia brasileira através do olhar de Cristina d’Ávila, que lança um olhar detalhado sobre a mediação didática docente e os seus diversos ângulos firmados nesse contexto histórico pedagógico, em seguida faremos uma análise sobre os relatos e depoimentos de alunos, educadores e professores apresentado em documentário pelo cineasta. Na constituição do tema serão abordadas as mediações didáticas aplicadas em algumas escolas de diferentes estados brasileiros, oferecendo informações importantes que caracterizam a realidade do contexto histórico na educação escolar do país, abrindo espaço para futuras investigações que possam mediar às estruturas comportamentais na área educacional e em outras áreas que correlatam o sistema educacional.
Palavra – chave: Didática; mediação; praticas educacional.
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