REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 6 (2017)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O ENSINO DA ARTE NAS ESCOLAS

Adriana Fernandes Sousa

Resumo


Construir uma educação de qualidade é uma das principais urgências do Brasil, pois a educação sustenta o desenvolvimento necessário para diminuir a pobreza, promover inclusão social e fomentar a prosperidade. Nós vivemos em uma época extraordinária em que o desenvolvimento da ciência do aprendizado, o conhecimento sobre ensino e liderança escolar, e diversas inovações pedagógicas e educacionais permitiram, através do desenvolvimento de novas tecnologias, personalizar a educação muito mais do que era possível no passado. Mas será que estamos conseguindo aproveitar essas inovações? No século que estamos vivendo, as escolas devem ter como produto não somente o conhecimento de fatos, mas a capacidade de usar esses dados para resolver problemas, transferindo conhecimento de uma disciplina para uma gama de contextos, redirecionando o pensamento para o cotidiano da vida. Desde de então, se faz necessário desenvolver o pensamento inovador, criativo e crítico. O aprendizado contínuo, a comunicação efetiva, são ferramentas capazes de disciplinar, observando assim as emoções sociais que atingem a comunidade, para melhor auxiliar os estudantes a desenvolver essas competências, sendo que os professores precisam pensar seu papel de maneira diferenciada. Por isso, independente da área em que se ensina, se faz necessário a renovação de seus conhecimentos para que o professor seja capaz de se adaptar e inovar para que o alunado se sinta confortável no ambiente escolar e consiga apreender o conhecimento passado, fazendo assim a Educação como meio que cultiva a ação, a voz e a eficácia das pessoas. A arte na educação foi considerada, em passado recente, como atividade de lazer e recreação na escola. Em 1991, Ana Mae já dizia: "Como a matemática, a história e as ciências, a arte tem domínio, uma linguagem e uma história. É um campo que se constitui estudos específicos. É um importante trabalho educativo, pois procura, através das tendências individuais, amadurecer a formação do gosto, estimular a inteligência e contribuir para a formação da personalidade do indivíduo. Sendo a escola o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nela se faz importante o contato sistematizado com o universo artístico e suas diferentes linguagens: arte cênica, cinema, desenho, escultura, pintura, literatura, teatro, dança, música. No entanto, a contemplação e a criatividade nas artes devem transcender o ambiente escolar. Diante do exposto, percebemos que precisamos fazer algo que permaneça a arte como parte integrante da formação básica dos estudantes para que assim a sua força características de trabalho com a percepção visual continue a transformar a vida dos alunos. 

Palavras-chave: arte; ensino, aprendizado.




ISSN 2179-1589

PUBLICAÇÕES UNIVERSO

Â