REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 1, No 1 (2015)

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GESTÃO DA EDUCAÇÃO NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS: TECENDO RELAÇÕES SOBRE A ÉTICA

Lilian Márcia de Mello Athayde

Resumo


RESUMO

 

No cenário pós-moderno, de um mundo globalizado, neoliberal, com mercados logicamente organizados, caracterizado pela instabilidade das mudanças, emergem novas perguntas e novas respostas neste momento de passagem do moderno para o pós-moderno em que novos valores aparecem e outros tentam se afirmar. O velho ainda tem importância e o novo ainda não conseguiu afirmar-se. O processo é de (re)construção dessa nova sociedade. A verdade se torna relativizada e os valores éticos e morais estão em constante tensão. A humanidade é vista como um meio, o ser humano como capital, perdendo então sua condição de, e pensar em ideais, já que a integralidade do ser humano perde a centralidade na pós-modernidade. Vivemos uma crise ética e moral em todos os âmbitos societários. E nesse cenário, encontra-se a educação, intensamente questionada e provocada a dar novas respostas. Surge como uma das respostas, o sistema de educação corporativa com suas universidades corporativas. Realizamos uma conexão entre a ética e a gestão da educação que deve permear as ações de gestão nas Universidades e devem ser analisadas não só como centros de educação profissional estrategicamente determinada para crescimento da empresa e do negócio, mas, também como centros de inovação e valorização do pensamento crítico e reflexivo, devendo ir além do conhecimento técnico e instrumental, portanto, impregnadas de ações que devem estar permeadas pela responsabilidade ética e social e assim se faz necessária uma densa analise da cultura corporativa organizacional, com vistas a uma concepção unanime de valores éticos referentes ao respeito, altruísmo, coesão, cooperação e amor.

Palavras-chave: Universidade Corporativa – Ética - Gestão da Educação – Educação – Pós-modernidade.




ISSN 2179-1589

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