REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 3, No 6 (2017)

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GESTÃO DO ENSINO NAS UNIVERSIDADES CORPORATIVAS ( UC’S): UM NOVO PARADIGMA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS ORGANIZAÇÕES INVENTIVAS DO ESTADO DA BAHIA

Lílian Marcia de Mello Athayde

Resumo


A pesquisa investigou o papel das UC's no processo de ensino e aprendizagem, na produção intelectual, suas ações no âmbito das instituições e fora delas. Dessa forma optou-se por estudar esse fenômeno através da área de concentração da Administração Escolar e Comportamental, direcionada para a gestão do conhecimento e responsabilidade social nas organizações, focando as suas principais características estruturais e seus reflexos nos resultados para os alunos, para as empresas e para as comunidades inseridas no processo. A maneira conservacionista das instituições encararem a qualificação como sendo um processo que deve ser adquirido fora do âmbito de trabalho, vem sendo substituída por pensamentos menos convencionais influenciados, sobretudo, pela propagação das novas tecnologias e necessidade de respostas cada vez mais rápidas e complexas às demandas globais de ordem mercadológicas e sociais.  Em linhas gerais, os avanços experimentados pelos modelos de ensino não representam efetivamente uma superação às resistências dos educadores e dos educandos as novas propostas de disseminação dos saberes acumulados, assim como, no processo da construção inteligente do conhecimento e socialização dos agentes envolvidos. A partir desse cenário a delimitação do problema do objeto de estudo, apresenta uma proposta de investigação baseada no seguinte questionamento: De que forma a gestão do ensino das Universidades Corporativas na Bahia vêm refletindo o compromisso com a responsabilidade social das organizações, representando um novo paradigma da educação profissional? O estudo baseou-se na compreensão, de que todo o discurso em volta dos métodos e técnicas utilizados nas práticas pedagógicas das Universidades Corporativas, assim como, o modelo de gestão adotado pela sua direção devem convergir para um amplo debate sobre a produção intelectual, a valorização do indivíduo enquanto agente transformador e disseminador do conhecimento para a sociedade, ainda que seja preciso romper algumas resistências das organizações quanto a clausura da informação, para que se torne possível o processo da socialização do saber. A pesquisa objetivou de forma geral Identificar a evolução da estrutura e o sistema de gestão do ensino nas Universidades Corporativas do Estado da Bahia, apresentando as estratégias do processo de geração do conhecimento e seus principais impactos no ambiente das organizações e da comunidade.

Palavras Chave: Universidade corporativa; ensino-aprendizagem; gestão; educação profissional.




ISSN 2179-1589

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