REVISTA ACADÊMICA UNIVERSO SALVADOR, Vol. 4, No 7 (2018)

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Estrutura curricular do curso de Enfermagem

Fabiana Rodrigues dos Santos Silva, Géssica Silva Anunciação, Marcela Silva Santana, Marcus Vinicius Silva Santos, Pricila Santos Santana, Mari Saho

Resumo


RESUMO

 

Enfermagem é uma área que está em constante transformação. Para adequar-se às mudanças que ocorrem ao redor do mundo, é necessário que o seu ensino e a sua prática fortaleçam-se e possibilitem que os indivíduos que exercerão o papel de enfermeiros possam, junto a ela, ajustar-se aos constantes desafios da profissão que se propuseram a seguir. Da mesma forma, tais indivíduos devem se apropriar dos meios de informações e ensinos disponíveis para que estruturem uma postura firme e consciente diante dos problemas que enfrentarão ao longo de sua atuação. Essa apropriação se inicia no momento da ingressão na Universidade, no contato direto com o que ela tem a oferecer. A partir dessa questão, o presente trabalho tem como objetivo abordar a importância do conhecimento da estrutura curricular do curso de Enfermagem, como ele precisa se adaptar às mudanças sociais e qual o papel dos estudantes da área na compreensão dessa ferramenta. O método escolhido é a análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), das Diretrizes Curriculares de Enfermagem (DCENF) e do Projeto Pedagógico de Curso de Enfermagem, da UNIVERSO. A partir desses três elementos e de pesquisas na área de saúde, foi possível enxergar como a prática em Enfermagem é condicionada pelo contexto social da área onde se atua e como a formação do profissional deve ser dotada de interdisciplinaridade, prática contínua e abordagens que façam dele apto a encarar a realidade social do lugar onde se encontra.

 

Palavras-chave: Estrutura curricular; Enfermagem; Graduação; Diretrizes curriculares.

 




ISSN 2179-1589

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