REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-CAMPUS NITERÓI, Nº.10 XII Semana de Extensão XVI Jornada de Iniciação Científica 2014

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AVALIAÇÃO DOS COORDENADORES DE CURSO DE PSICOLOGIA ACERCA DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS POR PARTE DOS ALUNOS

José Rômulo Travassos da Silva, Helenita de Araujo Fernandes, Luciana Mourão

Resumo


O conceito de competências compreende o conjunto de recursos cognitivos (conhecimentos, habilidades e atitudes). As diretrizes curriculares do Ministério da Educação – MEC para o curso de Psicologia foram utilizadas neste estudo como balizadores para os coordenadores de curso avaliarem as lacunas de competências existentes nos cursos de graduação. Levando em consideração a díade – trabalho x formação – o objetivo desta pesquisa foi verificar, na visão de coordenadores, em que medida os alunos estão desenvolvendo essas competências durante a formação acadêmica. Para tanto foram enviados questionários por email com retorno de 36 coordenadores de instituições de ensino superior público e privado, contemplando cidades das regiões Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul do Brasil. O questionário contemplou as competências exigidas para a formação do Psicólogo em uma escala de zero (nenhum domínio) a dez (total domínio). Os resultados obtidos mostraram que as competências Desenvolver vínculos interpessoais requeridos na atuação profissional e Realizar psicoterapia correspondem àquelas que os discentes teriam maior domínio (com notas médias próximas de 9, enquanto que as competências Formular questões empíricas de investigação científica e Realizar diagnósticos de processos psicológicos de grupos representam, na avaliação dos coordenadores de curso, as maiores lacunas de domínio por parte dos discentes, com notas médias próximas de 8 em ambos os casos. A média geral de domínio nas 21 competências foi 8,24 (DP=1,38), o que sinaliza para uma avaliação muito positiva que os coordenadores de curso fazem da formação em Psicologia. Tal avaliação não é confirmada pelos resultados do ENADE e por vários outros estudos recentes sobre a temática. Portanto, a presente pesquisa pode ser útil para despertar a reflexão de coordenadores de curso, docentes, discentes e demais interessados na formação profissional em Psicologia.



ISSN 2179-1589
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