REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-CAMPUS NITERÓI, Nº. 10– Pesquisas Desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu – Universo

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AVALIAÇÃO INTEGRADA E SOMATIVA DO TREINAMENTO EM ONCOLOGIA PARA TÉCNICOS DE ENFERMAGEM

Ângela de Fátima Saraiva Freitas, Luciana Mourão

Resumo


As organizações investem em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) em função da necessidade de promover capacitação dos trabalhadores para o desempenho eficaz na execução das tarefas e do alcance dos objetivos organizacionais. No século XXI, a ação de TD&E continua o seu processo evolutivo, seguindo para uma prática mais sistematizada, configurada como um sistema, em que a etapa de avaliação das ações faz-se cada vez mais necessária. O objetivo desta pesquisa foi realizar uma avaliação do treinamento em oncologia para técnicos de enfermagem por meio do Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS). A metodologia foi qualitativa, com coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade individuais e grupais e grupo focal, com diferentes atores envolvidos no processo: tendo sido pesquisados 11 técnicos de enfermagem participantes do curso, seis chefes imediatos desses técnicos de enfermagem e dois professores do curso. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um roteiro semiestruturado com perguntas amplas e voltadas para os cinco componentes do Modelo MAIS. As entrevistas foram gravadas em áudio e posteriormente submetidas à transcrição literal. Os dados foram analisados pelo método de análise de conteúdo categorial, da qual emergiram categorias e subcategorias referentes aos aspectos definidos pelo Modelo MAIS, a saber, Insumos, Procedimentos, Processos, Ambiente e Resultados. Os resultados mostram que havia uma real necessidade do curso avaliado, mas que o mesmo teve seu desempenho afetado em função de alguns procedimentos adotados e, sobretudo, em função do ambiente que nem sempre era satisfatório para o cumprimento dos objetivos do curso. Tais resultados foram analisados e discutidos à luz dos aspectos teórico-conceituais do presente estudo e também consideraram a realidade específica da instituição investigada. Contribuições práticas também resultam deste trabalho e são apontadas nas considerações finais do estudo.

Palavras-chave: Treinamento e Desenvolvimento, Avaliação de Treinamento, Impacto do Treinamento no trabalho, suporte à transferência.



ISSN 2179-1589
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