UM OLHAR SOBRE O LÊDICO NA INDISCIPLINA
Daucy Monteiro Souza, Alcina Maria Testa Braz da Silva, Fabio Feitosa de Abreu, Carlos Eduardo Amaral de Almeida, Jardelino Ferreira Costa, Joamara Lacerda de Oliveira, Valdilei Olivio da Conceição
Resumo
Este estudo foi orientado para a vertente da indisciplina na escola. Enfoque foi dado à pesquisa nos PCN e em atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos) que devem ser vivenciadas pelos professores na escola. Assim, as atividades de Iniciação Científica foram realizadas indo ao campo de estágio da disciplina entrevistar professores sobre a utilização do lúdico em que a maioria apresenta desculpas pelo não uso. Como parte integrante das atividades desenvolvidas na disciplina Vivência e Prática em Educação Matemática I e através de pesquisa sobre o conteúdo das Operações Básicas, foi possível planejar e aplicar uma oficina com jogos, com um olhar atento para os alunos que se apresentam de maneira indisciplinar na escola. Os resultados apontam para uma transformação evidente desses alunos quanto à indisciplina e também aprendizagem.
Texto Completo: PDF
ISSN 2179-1589